tag:blogger.com,1999:blog-36499314.post3978857966504030585..comments2024-03-02T20:08:52.717+00:00Comments on PROFESSORES LUSOS: Dia cansativo...Unknownnoreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-42112559391035756192013-09-17T08:24:26.039+01:002013-09-17T08:24:26.039+01:00Diz a sabedoria popular que “ o Diabo está nos por...Diz a sabedoria popular que “ o Diabo está nos pormenores…”, e eu concordo!<br /><br />3 Questões a colocar ao Ministro da Educação, Sr. Prof. Nuno Crato.<br /><br />1.ª Questão:<br /><br />Do INDEZ 2010 há, pelo menos, três versões:<br /> <br />A) A versão do INDEZ2010 datada de Setembro de 2011 para a qual aliás, expressamente, remete o esclarecimento de 20 de Setembro de 2011 do Reitor da Universidade de Lisboa, Sr. Prof. Sampaio da Nóvoa, sobre os concursos desta Universidade; publicado na News n.º 23; Setembro/Outubro de 2011.<br /><br />http://news.fm.ul.pt/Content.aspx?tabid=76&mid=517&cid=1629<br /><br />B) A versão do INDEZ 2010 datada de Outubro de 2011.<br /><br />http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/896E77DB-6B33-4C44-A42C-72CDB3D71B8F/5817/EstudoINDEZ2010V13.pdf<br /><br />C) E a versão do INDEZ 2010 datada de Fevereiro de 2012.<br /><br />http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/896E77DB-6B33-4C44-A42C-72CDB3D71B8F/5922/Relat%C3%B3rioINDEZ2010comUnidOrganicas.pdf<br /><br />- Assim sendo, porque é que no site da Direcção-Geral do Ensino Superior deixou de constar a versão do INDEZ2010 datada de Setembro 2011, nele apenas constando as versões datadas de Outubro de 2011 e de Fevereiro de 2012 ?<br /><br />2.ª Questão:<br /><br />- Atento o enquadramento legal vigente, restritivo de contratações no ensino superior público, como explica o Sr. Ministro que, de 31.12.2008 até ao ano lectivo 2011/12, o número de docentes do ensino superior politécnico público tenha aumentado cerca de 26% ? <br /><br />3.ª Questão:<br /><br />- Como justifica que a Direcção-Geral do Ensino Superior não divulgue nem o INDEZ 2011, nem o INDEZ 2012, que reportam dados referentes ao ensino superior público respectivos aos anos de 2011 e de 2012 ?<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-79928396901353067842013-09-15T19:49:51.627+01:002013-09-15T19:49:51.627+01:00Qual lebre! Quiçá coelho… (Continuação II)
Quando...Qual lebre! Quiçá coelho… (Continuação II)<br /><br />Quando o actual Governo protagonizava anseios renovados por um Portugal que se afirmasse pela transparência, muito surpreendeu que a quantidade de informações disponibilizada tenha sido reduzida de forma a deixar de ser possível conhecer as habilitações académicas do corpo docente de cada um dos estabelecimentos de ensino superior públicos…<br /><br />Esta saga teve o seu início no ano de 2011, com a divulgação do INDEZ 2010, do qual são conhecidas, pelo menos, três versões. <br /><br />Desde logo, surpreendeu que a Direcção-Geral do Ensino Superior tenha divulgado o INDEZ 2010 em meados de Setembro de 2011, com dados referentes ao ano de 2010; no entanto, estes foram inúteis na preparação do ano lectivo 2011/2012, ano em que era esperada a implementação da racionalização da rede de estabelecimentos de ensino superior público, o novo roteiro do ensino superior a que aludia o anterior Ministro da Tutela, Sr. Prof. Mariano Gago. <br /><br />E mesmo a qualidade da informação divulgada é obscurecida pelo gráfico 2, da página 6, de leitura imprecisa, que tornam a simples compreensão da escassa informação nele vertida num quebra-cabeças mais apropriado a um passatempo do que a informação oficial. E, convido o Leitor a, interpretando o gráfico 2, da página 6, do INDEZ 2010, de Setembro de 2011, dizer quais são as percentagens das distribuições das habilitações académicas (a 31/12/2010) representadas em cada uma das quatro colunas deste gráfico. Eu esforcei-me, e confesso a minha incapacidade. <br /><br />Ao que acresce alguma prosa pouco assertiva e até equivoca.<br /><br />Não resisto a exemplificar, página 5:<br /><br />“Dos 23.658 docentes existentes, a 31/10/2010, nas Instituições de Ensino Superior Público:<br /><br />- 62% pertenciam a instituições de natureza universitária e 38% a instituições de natureza politécnica; <br /><br />- 48% tinham o doutoramento, 27% tinham a licenciatura, 24% tinham o mestrado e 1% tinham o 12 ou menos anos de escolaridade;”<br /><br />Obviamente que as percentagens das habilitações académicas enunciadas não reflectem nem a realidade do nosso ensino universitário, nem a do ensino politécnico; mal deste País se a percentagem dos docentes doutorados nas universidades públicas portuguesas fosse de 48%... e pode-se, sem risco, decretar uma comemoração nacional para o dia em que os docentes doutorados atingirem essa percentagem no ensino politécnico público.<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-89165489931254646592013-09-15T19:48:51.175+01:002013-09-15T19:48:51.175+01:00Qual lebre! Quiçá coelho… (Continuação I)
Pois, a...Qual lebre! Quiçá coelho… (Continuação I)<br /><br />Pois, assim, a diferença mais evidente entre o ensino politécnico e o universitário é a qualificação académica dos corpos docentes; porém, poderá não ser a única… Quando, por exemplo, se entende no ensino politécnico que a área de ciências jurídicas pertence a área de ensino predominantemente técnica, e que não tem áreas e disciplinas afins, quiçá a natureza do ensino politécnico também é diferente da natureza do ensino universitário… e, de resto, assim devia efectivamente ser, não fosse o caso de só parecer às vezes, de forma tão incompreensível quanto estas!<br /><br /><br />Num ensino superior politécnico público que já anunciava doutoramentos, em parcerias com universidades, o panorama da habilitação dos seus docentes é elucidativo, pelo menos, segundo dados divulgados pela Direcção-Geral do Ensino Superior, “Análise de todos os Docentes em 2008 por Categoria”, INDEZ2008, reportados a 31 de Dezembro de 2008, num universo de 8.181 docentes, no ensino superior politécnico, 35 tinham habilitação ignorada e os demais a seguinte habilitação: - 49 décimo segundo ano ou menos; - 30 Curso de Especialização Tecnológica; - 111 Bacharelato; - 2.796 Licenciatura; - 73 Pós-Graduação; - 3.602 Mestrado; - 1.485 Doutoramento. <br /><br />Segundo os dados da mesma Direcção-Geral, o REBIDES, no ano lectivo 2011/12, no ensino superior politécnico público num universo de 10.284 docentes, 104 têm habilitação não especificada, e os demais a seguinte habilitação: - 66 Bacharelato; - 3. 390 Licenciatura; - 4.255 Mestrado; - 2. 496 Doutoramento. <br /><br />Não obstante, ser sabido que o número de alunos no ensino superior politécnico público há muito que tem vindo a decrescer - como está bem patente no esmagador número de vagas por preencher na 1.ª fase de candidaturas de 2013 – bem como, que o enquadramento legal vigente é restritivo de contratações no ensino superior público, de 31.12.2008 até ao ano lectivo 2011/12, o número de docentes do ensino superior politécnico público aumentou cerca de 26%. <br /><br />A menor qualificação académica dos docentes do ensino politécnico público - em que mais de 75% dos docentes nem sequer são doutorados – mas que auferem remunerações equivalentes às dos docentes universitários, independentemente do grau académico de que sejam titulares, ou mesmo de serem titulares de um grau académico – radica no facto de no ensino superior politécnico público não ser necessário maior qualificação académica para ministrarem a oferta educativa compreendida por Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos.<br /><br />Ainda que alguns Mestrados – e os Doutoramentos – sejam omissos da oferta educativa divulgada no site da Direcção-Geral de Ensino Superior.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-62734148239919221422013-09-15T19:47:34.367+01:002013-09-15T19:47:34.367+01:00Qual lebre! Quiçá coelho…
Mesmo depois do impacto...Qual lebre! Quiçá coelho…<br /><br />Mesmo depois do impacto real da situação ter sido minimizado pelo Sr. Ministro da Educação, com a proibição da abertura de licenciaturas que tinham tido menos de 10 alunos, ainda assim é uma evidência chocante o resultado da 1.ª fase de candidaturas ao ensino superior público de 2013.<br /><br />Nos Institutos Politécnicos públicos 44 % dos cursos tiveram menos de 10 alunos, e 54 cursos aluno nenhum!<br /><br />Este resultado, que de surpreendente nada tem, evidencia à saciedade que entre a racionalização da rede de estabelecimentos de ensino superior público e a manutenção de um imenso desperdício de dinheiros públicos, o Governo optou pela manutenção do “status quo”, para manter um ensino superior politécnico público que não se qualificou academicamente e cuja procura é cada vez mais reduzida, ainda que esta opção asfixie (financeiramente, e não só…) as Universidades públicas de referência, como a de Lisboa, a do Porto ou de Coimbra…<br /><br />Quando a oferta educativa do ensino politécnico (público) se traduz em licenciaturas, mestrados e doutoramentos, importa destrinçar as diferenças entre o ensino politécnico e o universitário.<br /><br />A diferença mais evidente é a qualificação académica dos corpos docentes que necessariamente se reflecte no conhecimento produzido, transmitido e difundido pelas instituições de ensino superior a que esses corpos dão suporte.<br /><br />Os corpos docentes têm a relevância que lhe é dada pelas próprias instituições de ensino superior, responsáveis pelo seu recrutamento, e pelos currículos académicos desses mesmos docentes.<br /><br />Ao invés do ensino universitário, em que todos os professores na carreira docente são titulares do grau de doutor, este grau académico no ensino politécnico não é valorizado, tendo-se mesmo estipulado um período de carência de cinco anos para o acesso à categoria de professor coordenador de um doutorado. E como tal apoucamento deste grau académico não fosse bastante, ainda se privilegiou os detentores do título de especialista que, uma vez obtido este (título), logo podiam candidatar-se a esta categoria, em detrimento dos titulares do grau de doutor que a ela só se podiam candidatar depois de se terem doutorado há mais de cinco anos…<br /><br />E para elucidar o Leitor veja-se: o Decreto-Lei n.º 206/2009 de 31/8 que aprovou o regime jurídico do título de especialista, previsto na Lei n.º 62/2007 de 10/9; a nova “Via Verde” criada para o ensino politécnico, por via de título de especialista, habilitação substitutiva do grau académico de doutor no acesso às categorias de professor adjunto e de professor coordenador e que releva para efeitos da composição do corpo docente das instituições.<br /><br />Segundo o Artigo 7º, alíneas a) e b), do DL n.º 206/2009 de 31/8, pode requerer a prestação de provas para a obtenção deste título de especialista quem satisfaça cumulativamente as seguintes “condições”: «deter formação inicial superior e, no mínimo, 10 anos de experiência profissional no âmbito da área para que são requeridas as provas» e «deter um currículo profissional de qualidade e relevância comprovadas para o exercício da profissão na área em causa».<br /><br />Impõe-se, por isso, o regozijo pelo alargamento de significados inerentes ao conceito de especialista pois tal deixou de corresponder à denominação aplicada ao indivíduo conhecedor de matéria ou domínio específico, resultante de um trabalho de investigação contínuo, com provas dadas e reconhecidas pela comunidade científica; passou a designar igualmente toda e qualquer pessoa que, provida de formação inicial numa qualquer área, desempenhe funções na mesma durante uma década e eis que todos somos, ou podemos ser, especialistas de alguma forma em alguma coisa; qual milagre da multiplicação actualizado aos dias e necessidades dos nossos tempos.<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-22449211935907414542013-09-13T15:29:05.656+01:002013-09-13T15:29:05.656+01:00Lecas e Amélia,
como é que conseguem nas AEC'...Lecas e Amélia, <br />como é que conseguem nas AEC'S? Eu sou QZP, grupo de Português... Desculpem só agora responder e obrigada.margarida2noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-56515697365092210502013-09-13T12:24:54.847+01:002013-09-13T12:24:54.847+01:00
Híbrida! tivestes a felicidade de ficares colocad...<br />Híbrida! tivestes a felicidade de ficares colocada? sinceramente ficaria feliz por ti.<br /><br />Felicidades<br /><br />CruzJosé Cruznoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-20263851249859817312013-09-13T11:03:29.978+01:002013-09-13T11:03:29.978+01:00Já lá vamos com muitos dias cansativos. Sim, a esp...Já lá vamos com muitos dias cansativos. Sim, a espera também custa!<br />Para quem ficou colocado, parabéns. Para quem não ficou, aguardem com paciência, um dia chegará a vossa vez.<br />Obrigara por tudo, Ricardo.Híbridanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-86273170559551257242013-09-13T10:37:18.281+01:002013-09-13T10:37:18.281+01:00
Eu também arranjo sempre nas AECS, temos que nos...<br /><br />Eu também arranjo sempre nas AECS, temos que nos desenrrascar seja lá de que forma for, bem basta o meu marido que não tem a mesma sorte.Amélianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-81712481922456952292013-09-13T10:12:32.788+01:002013-09-13T10:12:32.788+01:00
Margarida tem calma, verás que vais ter sorte.
E...<br />Margarida tem calma, verás que vais ter sorte.<br /><br />E nas AECS? não tentas? basta conheceres o diretor é fácil, pelo menos para mim tem sido quando fico de foraLecasnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-32653051520852339632013-09-13T09:52:47.947+01:002013-09-13T09:52:47.947+01:00Obrigada, Ricardo. Infelizmente sou das que fico a...Obrigada, Ricardo. Infelizmente sou das que fico a aguardar RR2 (QZP). Ainda não percebo a mistura de horários temporários e anuais no grupo 300. Se puderes esclarecer, agradecia. margarida2noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-20340533326651944562013-09-13T09:27:29.867+01:002013-09-13T09:27:29.867+01:00
Tudo tão caladinho!!hum...afinal as coisas não co...<br />Tudo tão caladinho!!hum...afinal as coisas não correram assim tão mal, pensei que fosse pior, horário completo humm que maravilha, e a 5 km de casa.<br /><br />Espero que tenha corrido tudo bem aos colegas.Renatonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-67274009286473630132013-09-13T09:12:38.756+01:002013-09-13T09:12:38.756+01:00
Greves nunca mais faço, estou grato ao Crato por ...<br />Greves nunca mais faço, estou grato ao Crato por me ter colocado este ano, o ano passado fiquei em casa.<br /><br />obrigado Governo<br /><br />Obrigado Nuno Crato<br /><br />Ainda te criticam bem hajasCremildenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-34826431325536229732013-09-12T23:17:59.170+01:002013-09-12T23:17:59.170+01:00O meu também foi terrivel, isto é, os últimos 3 di...O meu também foi terrivel, isto é, os últimos 3 dias foram terriveis, já ia de férias novamente e as aulas ainda nem começaram.PipaIInoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-36499314.post-18501762081291296982013-09-12T22:38:28.880+01:002013-09-12T22:38:28.880+01:00Obrigada por tudo. Fique bem.Obrigada por tudo. Fique bem.Anonymousnoreply@blogger.com