segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Da compreensível apreensão...

Protesto de professores de Bragança contra "epidemia" de destacamentos

Comentário: Esta é uma daquelas situações extremamente melindrosas, que pela diversidade de situações que envolve, dificilmente poderá ser resolvida por quem nos tutela. Sem elementos concretos, sem provas inequívocas de fraude, dificilmente se poderá "separar o trigo do joio"... 

E quando o motivo que levou ao pedido de mobilidade por doença residir naquele que a solicitou ainda poderá ser possível aferir a verdade ou a mentira, de uma forma relativamente célere. O maior problema é quando o pedido de mobilidade se fundamenta na doença de um familiar... Num eventual apoio que consta num papel, mas que na realidade poderá não existir.

Quero acreditar que as situações de fraude sejam uma exceção, no entanto, fico apreensivo quando perante tanta contestação e suspeição, possa algum dia necessitar realmente deste tipo de mobilidade e me ser negada porque outrora alguém abusou.

Deixo-vos ainda com o vídeo de uma reportagem da SIC relativa a este protesto, que me deixa igualmente preocupado pelo desconhecimento revelado por vários dos intervenientes, relativamente aos motivos que poderão levar a um pedido de Mobilidade por Doença. Existem certos comentários que acabam por tirar muita da razão a quem poderia estar legitimamente preocupado.


De regresso às permutas...

As permutas são um mecanismo interessante e que todos devem conhecer, e se necessário, utilizar. No entanto, existem condições para que as mesmas sejam possíveis... Estas condições já foram explicadas aqui, no entanto, deixo-vos com uma pequena síntese para que nem sequer percam tempo a procurar, quando logo à partida nem se encontram em condições para permutar.

Deste modo, podem permutar (nesta fase) os colegas que se encontrem nas seguintes situações:

a) Docentes colocados em mobilidade interna (1.ª e 2.ª prioridade): os permutantes têm de se encontrar em exercício efetivo de funções no mesmo grupo de recrutamento e com igual duração e o mesmo número de horas de componente letiva. 

b) Docentes colocados no concurso de contratação inicial: podem permutar entre si, desde que se encontrem em exercício efetivo de funções no mesmo grupo de recrutamento, com horário anual e completo.

E escrevo isto porque recebi na minha caixa de correio eletrónico, pedidos de ajuda de colegas contratados com horário incompleto e que pretendiam permutar... Isso não é possível à luz da legislação atual, como tal, não vale a pena criarem falsas expectativas.

A nota informativa da publicitação das listas...

...assim como o aviso de abertura e o normativo legal dos concursos devem ser lidos sempre. E não tem de ler tudo de uma vez, decorar frases nem tão pouco tirar apontamentos... Basta irem lendo à medida que as diversas fases concursais se vão desenrolando. 

E porquê?

Bem... Podem não acreditar, mas nem imaginam o número de mensagens de correio eletrónico que recebi este fim de semana, de colegas assustadíssimos porque não encontravam na aplicação SIGRHE, a opção relativa à aceitação da colocação. E não poderia deixar de ser assim, pois sábado e domingo não são dias úteis.

Recordo a todos que a aceitação da colocação é concretizada na aplicação SIGRHE, nos dois dias úteis seguintes à publicitação das listas. Já o havia explicado aqui, mas também poderiam aceder a esta informação rapidamente, se clicassem em "serviços" na página inicial (pelo menos aquela que esteve disponível desde 6.ª feira, às 14 horas) da DGAE, de acordo com o que se pode ler abaixo:


Também recebi de alguns colegas, dúvidas relativas a uma eventual colocação em Bolsa de Contratação de Escola, posterior à colocação em Contratação Inicial. Bem... No ano anterior, surgiu uma circular (acolá) onde se esclareciam algumas questões, no entanto, não sei se o entendimento para este ano será o mesmo. Deste modo, se puderem aguardar mais um pouco antes de aceitarem a colocação em Contratação Inicial será melhor... E como a opção de aceitação apenas termina amanhã à noite...

A graduação não está mal calculada

Se entraram no ultimo Concurso Externo e repararam que a vossa Graduação profissional na Mobilidade Interna é menor que a do Concurso Externo, não se trata de erro. É normal que ela seja 1 ou 2 valores menor.



O motivo são duas alterações na fórmula de calculo da graduação:

- para quem entrou na 1ª prioridade do Concurso Externo, o tempo e serviço é contabilizado até 31 de agosto de 2014, pelo que aqui "perdem" 1 valor;
- não se aplica a bonificação da ADD, pelo que todos os que tiveram essa bonificação vão "perder" esse ponto.


E já é possível proceder....




... à aceitação da colocação.
Para tal basta iniciarem a sessão com os vossos dados na página da DGAE e escolherem as opções mostradas na imagem.

Para os que ainda não o podem fazer por falta de colocação, boa sorte para a fase seguinte.


Os prazos são os indicados aqui pelo Nuno Coelho.


Bom ano letivo para todos!

domingo, 30 de agosto de 2015

Não se esqueçam da Aceitação

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

E por hoje...

...está encerrado o expediente. A par de outros anos, este foi mais um final de agosto repleto de stress, mas que acaba por valer a pena, por sentir (de alguma forma) que a minha presença virtual ainda continua a ser útil.

Aproveito para agradecer a todos os que me enviaram listas de colocação, e que perderam alguns minutos da sua vida para partilhar. De salientar que não me lembro de um acesso à página da DGAE tão complicado, nomeadamente passadas mais de 4 horas desde a publicitação das listas de colocação da Mobilidade Interna e Contratação Inicial (por volta das 14 horas de 28 de agosto de 2015). E o problema será mesmo do servidor pois com fibra de 100 Mb não consigo conceber outra alternativa para tanto problema de acesso. 

Quanto à aceitação de uma eventual colocação, relaxem... Têm dois dias úteis!

A todos os que obtiveram colocação, os meus parabéns. Aos que ainda não conseguiram obter uma colocação, bem... Têm de aguardar mais algum tempo. E mesmo sabendo que o panorama das colocações não é o melhor, a esperança é sempre a última a morrer. É um cliché, mas é verdade.

Agora vou descansar... E aconselho-vos a fazer o mesmo.

Fica a música para o fim de semana.

Música de "John Newman" - (Tema: Losing Sleep)

TODAS as listas (Mobilidade Interna e Contratação Inicial)...

...estão disponíveis no sítio virtual do SPN (aqui), no entanto, e como creio que nunca é demais divulgar deixo-vos com a tabela. Os meus parabéns a quem do SPN fez este trabalho... Meritório!

Listas de Contratação Inicial
Listas definitivas de Ordenação, Colocação e Não Colocação
100 – Educação Pré-Escolar
110 – 1º Ciclo do Ensino Básico
120 – Inglês (1º Ciclo do Ensino Básico)
200 – Português e Estudos Sociais-História
210 – Português e Francês
220 – Português e Inglês
230 – Matemática e Ciências da Natureza
240 – Educação Visual Tecnológica
250 – Educação Musical
260 – Educação Física
290 – Educação Moral e Religiosa Católica
300 – Português
310 – Latim e Grego
320 – Francês
330 – Inglês
340 – Alemão
350 – Espanhol
400 – História
410 – Filosofia
420 – Geografia
430 – Economia e Contabilidade
500 – Matemática
510 – Física e Química
520 – Biologia e Geologia
530 – Educação Tecnológica
540 – Eletrotecnia
550 – Informática
560 – Ciências Agropecuárias
600 – Artes Visuais
610 – Música
620 – Educação Física
910 – Educação Especial
920 – Educação Especial
930 – Educação Especial
Lista definitiva de Desistências – Consulte
Lista definitiva de Retirados – Consulte
Lista definitiva de Renovação – Consulte
Listas da Mobilidade Interna
Listas definitivas de Ordenação, Exclusão, Colocação e Não Colocação
100 – Educação Pré-Escolar
110 – 1º Ciclo do Ensino Básico
120 – Inglês (1º Ciclo do Ensino Básico)
200 – Português e Estudos Sociais-História
210 – Português e Francês
220 – Português e Inglês
230 – Matemática e Ciências da Natureza
240 – Educação Visual Tecnológica
250 – Educação Musical
260 – Educação Física
290 – Educação Moral e Religiosa Católica
300 – Português
310 – Latim e Grego
320 – Francês
330 – Inglês
340 – Alemão
350 – Espanhol
400 – História
410 – Filosofia
420 – Geografia
430 – Economia e Contabilidade
500 – Matemática
510 – Física e Química
520 – Biologia e Geologia
530 – Educação Tecnológica
540 – Eletrotecnia
550 – Informática
560 – Ciências Agropecuárias
600 – Artes Visuais
610 – Música
620 – Educação Física
910 – Educação Especial
920 – Educação Especial
930 – Educação Especial
Lista definitiva de Retirados – Consulte

Lista definitiva de Colocação Administrativa – Consulte