Comentário: Infelizmente todos (professores) sabemos que este acréscimo de procura dos cursos profissionais (e vocacionais) não está relacionada com a qualidade desta tipologia de ensino, nem sequer com uma eventual maior probabilidade de empregabilidade a jusante. Este aumento de alunos deve-se em grande parte ao facto dos mesmos (e respetivos encarregados de educação) saberem que ingressarão numa tipologia de ensino onde o facilitismo impera, agressivamente pouco exigente e onde os únicos obstáculos à conclusão do curso serão mesmo uma tremenda (e excessiva... mesmo muito excessiva) falta de assiduidade ou um desinteresse com valores próximos dos 100%.
Para além disso, os alunos sabem que os professores estão instruídos para suportar maiores doses de indisciplina... E alguns Encarregados de Educação gostam disso, pois sabem que serão "importunados" menos vezes.
concordo com a 100% com comentário do Ricardo!
ResponderEliminarSó quem lá está é que sabe... e não me venham com tretas do tipo "sempre existiram turmas más e eu apanhei das piores da escola"... isto agora é um outro calibre, muito apurado... e os filhos destes como serão?
só gostaria de ter uma bola de cristal para ver como vão estar as "coisas" daqui a 10 anos... mas admito que a 1ª coisa que eu iria ver era mesmo a chave do euro milhões...
Concordo com tudo, Ricardo. Penso que essa é a opinião de todos os que atulamente lecionam estes cursos...uma frustração muito grande também em constatar essa mesma realidade....
ResponderEliminarE os cv ainda é pior. A fasquia é muito mais baixa que nos profissionais. Aquilo é um autentico ATL. E quando os Srs Diretores decidem fazer os estágios na escola, então aquilo é o fim do mundo. Abram os olhos para a qualidade de ensino que aqueles curso têm e o que estamos a formar.
ResponderEliminar