Seria quase inevitável que o MEC disponibilizasse um qualquer tipo de esclarecimento à nova revisão curricular, uma vez que muito daquilo que por lá podemos encontrar consegue produzir um "nó cego" num qualquer encéfalo mais esclarecido. Dito isto, o Paulo teve oportunidade de divulgar um documento (proveniente do MEC) que visa colmatar algumas "falhas" nos enunciados produzidos.
Assim, e para quem quiser obter mais alguns esclarecimentos, cliquem na imagem para fazerem o download do documento.
Deixo-vos ainda com uma questão (e respetiva resposta) que já me foi colocada por inúmeras vezes e que "furtei" do documento em causa.
"P13 – As aulas de substituição deixaram de existir?
R13 –O presente despacho normativo vem terminar com o procedimento dos docentes a aguardar pela ausência de um outro professor para o poder ir substituir. O artigo 82.º do ECD prevê os procedimentos a adotar no que se refere às substituições. O presente despacho normativo prevê que a escola decida sobre a melhor resposta a dar nas ausências pontuais dos docentes. Por exemplo, através da alteração pontual dos horários dos alunos para substituição da aula; através da organização de atividades de natureza lúdica, desportiva, cultural ou científica, ou outras que o diretor considerar serem a melhor resposta para a sua escola".
"P13 – As aulas de substituição deixaram de existir?
R13 –O presente despacho normativo vem terminar com o procedimento dos docentes a aguardar pela ausência de um outro professor para o poder ir substituir. O artigo 82.º do ECD prevê os procedimentos a adotar no que se refere às substituições. O presente despacho normativo prevê que a escola decida sobre a melhor resposta a dar nas ausências pontuais dos docentes. Por exemplo, através da alteração pontual dos horários dos alunos para substituição da aula; através da organização de atividades de natureza lúdica, desportiva, cultural ou científica, ou outras que o diretor considerar serem a melhor resposta para a sua escola".
As bibliotecas escolares, muitas vezes às moscas, poderiam e deveriam ser uma estrutura de resposta para muitas situações de ausência do professor. Infelizmente não são porque os bibliotecários não aceitam de bom grado.
ResponderEliminarEm relação à componente letiva do sub diretor e adjuntos gostaria de saber se poderão utilizar o crédito atribuído à escola para a reduzirem. No meu agrupamento consta que estes docentes não irão cumprir a totalidade das horas porque beneficiarão do crédito. Isso é legal?
ResponderEliminarALELUIA!!!!
ResponderEliminarLink para este doc. no portal do MEC?
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