Agora é só agarrarem na alma gémea e começarem a partir os móveis aí de casa... Eh eh eh.
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Chega de discussão da revisão...
Comentário: Por motivos que nem eu quero conhecer, a discussão da revisão curricular de base economicista passou ao lado da maioria dos professores. Aliás, penso que a discussão nas salas de professores das escolas e agrupamentos terá sido menos que residual. Hoje terminou a discussão... Foram cerca de 830, as propostas que o MEC recebeu por parte dos professores.
A FENPROF e a FNE ainda tentaram prolongar esta discussão por mais um mês, mas Nuno Crato não acedeu... Assim sendo, só nos resta esperar para ver a versão final.
Nomeações subsidiadas
Comentário: Nestes últimos dias, no Diário de República, têm sido registadas várias situações "anómalas" de nomeações com direito a subsídios... Até ao final da semana passado, a situação estava mais ou menos contida na blogosfera. Agora os meios de comunicação social resolveram pegar no assunto. Ainda bem! Pena é que depois se perca o "fio à meada" e não se saiba o que realmente se vai passar com estes "bónus" políticos.
Estado da Educação 2011
A introdução ao documento no sítio do Conselho Nacional de Educação diz tudo: "O Conselho Nacional de Educação publicou, pelo segundo ano consecutivo, o Relatório "Estado da Educação 2011 - A Qualificação dos Portugueses".
Trata-se de um retrato da Educação em Portugal, do pré-escolar ao ensino superior, com especial incidência na problemática da qualificação.
O EE 2011 mostra a evolução da qualificação dos portugueses, sobretudo no decurso da última década, identifica avanços, problemas e desafios e apresenta recomendações dirigidas às autoridades educativas".
Para fazerem download do documento, cliquem na imagem abaixo.
Coloco ainda um gráfico do relatório em questão, para verem uma tendência que terá agravamento a curto prazo.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Para os anónimos
Repito um pedido que o Ricardo e eu já fizemos várias vezes.
Se querem uma resposta aos vossos comentários identifiquem-se, nem que seja com um nick.
Obrigado.
Revisão da Estrutura Curricular — dúvidas mais frequentes
Hoje em discussão (aqui) relativa ao desdobramento das aulas de Ciências Naturais e Físico-Químicas fiquei a saber que existia um documento da DGIDC com as respostas a algumas das dúvidas mais frequentes... Se quiserem aceder ao documento, cliquem na imagem abaixo.
Para relaxar...
Se há grupo que me apraz, são os Evanescence. Já conhecia a música, mas não o vídeo...
Concurso de Docentes para os Açores (2012/2013): Aviso de abertura e Formulário de Concurso
Já aqui tinha dado conta do calendário para o concurso de docentes para o arquipélago do Açores. Seguem-se links para elementos essenciais para quem se encontra interessado em rumar para as ilhas.
Calendarização prevista:
Concurso interno de provimentoConcurso externo de provimento
Concurso interno de afetação
Oferta de emprego/contrato a termo resolutivo
Aviso de abertura de concurso
Boa sorte aos que concorrem...
Ainda os desdobramentos...
Comentário: O colega Nuno Domingues aborda mais uma vez a celeuma dos desdobramentos a Ciências Naturais e Físico-Químicas... Sinceramente já começo a não compreender o porquê do Ministro da Educação não elucidar de uma vez por todas e de uma forma absolutamente clara o que afinal é pretendido. Se a ideia é dar aos agrupamentos de escolas, a autonomia para gerirem estas horas o melhor mesmo é que o digam o quanto antes, pois esta "conversa" já começa a chatear.
Concurso "Blogues do ano 2011"
Terminou ontem o concurso blogosférico relativo aos "Blogues do ano 2011". Este blogue obteve um fantástico 3.º lugar tendo em conta os "gigantes" que também se encontravam a concurso... Estamos todos de parabéns. Espero que daqui a um ano estejamos aqui todos para mais um concurso deste tipo, que de uma forma ou de outra acabam por dar um pouco de ânimo a um "trabalho" um pouco solitário...
Obrigado a todos.
De regresso...
A semana passada foi extremamente complicada em termos de trabalho. Desde que comecei a minha vida ativa como docente, que não me lembro de tamanha falta de tempo. Trabalhos para entregar e apresentar na universidade, avaliação dos meus estagiários, fichas de avaliação para elaborar e mais alguns daqueles documentos que eu tanto gosto e dos quais nunca obtenho feedback. A certa altura tive mesmo de parar com as atualizações, pois reconheço que não gosto de fazer mal feito aquilo que me compete...
Vamos ver o que perdi...
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Explosão no "mega-contentor"
Comentário: Mais do que o problema da idade, penso que aqui o cerne da questão está mesmo nos novos "mega-contentores" de alunos. Se o problema fosse a idade, então não haveria qualquer alteração àquilo que já existe em imensas escolas...
Basta pensarmos no aluno clássico de um qualquer curso profissional: 18 anos de idade física, 14 de idade mental, profundamente desmotivado, que diz claramente que na escola "passa férias" e que no recinto escolar não é propriamente meiguinho para os mais novos. Conhecem alguns assim? Eu conheço vários e de escolas diferentes.
Comparação das matrizes curriculares no 3.º ciclo do ensino básico
Mais um daqueles trabalhos hercúleos, ao qual devemos dar os parabéns e que muito facilitam a análise de qual poderá ser o nosso futuro (em termos de horários completos) a partir de Setembro de 2012.
As tabelas que a seguir coloco são da autoria dos colegas do blogue Ad Duo (aqui), e deveriam constituir leitura obrigatória, para quem pelo menos quer ter uma ideia dos "cortes".
Se clicarem nas imagens poderão ver as mesmas ampliadas, no entanto, aconselho o download dos documentos. Para tal, cliquem aqui (7.º ano), acolá (8.º ano) e ali (9.º ano).
Deixo-vos ainda para reflexão, dois parágrafos que furtei:
"As implicações para os professores, relativa à matriz curricular deste ano letivo traduz-se, por turma, numa redução de 4 horas no 7.º ano, 5 horas no 8.º ano e 7 horas no 9.º ano.
Em suma, as implicações em termos de necessidade de docentes para o sistema, traduz-se, por turma, na redução de 22 horas no 2.º ciclo e de 16 horas para o 3.º ciclo."
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Para relaxar...
... num final de dia com o corpo moído, mas que inevitavelmente foi passado à frente do computador a trabalhar. Definitivamente, a burocracia não se coaduna muito bem com os vírus da gripe. ;)
Ultrapassagens pela direita...
O Advogado do Diabo já tinha alertado para este problema (aqui), no entanto, a comunicação social começa agora a aperceber-se destes erros de preenchimento dos candidatos a ofertas de escola. Nesta situação em particular o erro possibilitou a rápida ultrapassagem de 1000 colegas. Para além disso, parece existir um problema, em termos de funcionalidades, com a nova aplicação informática das ofertas de escola.
Espero sinceramente que estes erros humanos e falhas informáticas não se repitam nos próximos tempos, sob pena de darmos mais uns trunfos ao Ministério da Educação.
Passámos a 2.ª fase do "Blogs do ano 2011"
É com grande felicidade e orgulho que vos comunico que o nosso blogue (sim, porque acima de tudo este é um blogue comunitário feito com comentários, informações e dicas de muitos colegas de profissão) passou à 2.ª fase do concurso "Blogs do ano 2011", organizado pelo autores do blogue "Aventar".
As votações para a 1.ª fase (aqui) foram concluídas ontem, e no que concerne aos blogues de educação, os resultados foram os seguintes:
Segue agora a 2.ª fase, cujas votações terminam a 28 de janeiro... Para votarem, basta clicarem na imagem abaixo.
Resta agradecer a todos os que votaram neste blogue... Embora este espaço não viva de prémios e elogios, é sempre agradável saber que continua a ser um ponto de encontro de vários professores e de alguma forma, valorizado.
Proposta de aula semanal para preparação para os exames nacionais
Comentário: Estamos a falar de uma proposta da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) que vai no sentido de criar um "bloco semanal de 90 minutos no 12º ano para preparar os alunos para os exames de acesso ao ensino superior". Espero que também "arrastem" a proposta para o 11.º ano, caso contrário, registar-se-ia uma discrepância entre as disciplinas que são sujeitas a exame nacional.
Relativamente à proposta em si, considero-a bastante interessante, no entanto, não acredito que Nuno Crato a aceite, uma vez que iria colocar a escola pública num patamar mais próximo das escolas privadas, em termos de preparação para os exames. E isso, para um implícito defensor das escolas privadas, seria algo inconcebível. No entanto, espero estar errado!
Diretores avaliados como gestores
Comentário: Não posso afirmar que esteja em desacordo com esta proposta dos diretores das escolas. No entanto, se associar esta proposta ao acréscimo de autonomia que Crato quer dar às escolas fico seriamente preocupado. É que um acréscimo de responsabilidade (e de avaliação) na gestão poderá (e escrevo "poderá" apenas para moderar na assertividade) implicar uma melhor escolha dos recursos humanos. E se misturarmos no "bolo", os cortes no número de professores (contratados e dos quadros) que serão implementados no próximo ano letivo, deveria ser motivo de preocupação para todos nós.
Pedido de divulgação...
Parafraseando um dos coautores: "O manual contém a fundamentação teórica e científica sobre a Educação Sexual; um conjunto de actividades centradas nos vários tópicos da ES; 2 actividades de avaliação de conhecimentos e atitudes. Embora esteja focado no 2º ciclo, também está adequado para os 4º, 7º e 8º anos".
Calendarização dos Concursos de Docentes para os Açores (2012/2013).
Na semana passada (aqui) anunciei que o Governo Regional do Açores iria abrir um concurso de docentes com 30 vagas para entrada em quadro. Entretanto, já surgiram mais informações, que constam numa imagem "furtada" do sítio do concurso pessoal docente 2012/2012 dos Açores:
Se quiserem aceder diretamente às calendarizações previstas para todas as tipologias concursais (Concurso interno de provimento, concurso externo de provimento, concurso interno de afetação e oferta de emprego - contrato a termo resolutivo) nos Açores, o melhor mesmo é clicarem acolá.
Dia chato...
Começou a incubar na sexta-feira, no sábado já chateava (mas não muito), no domingo era um facto assumido e hoje venceu-me por completo.
Maldita gripe...
Maldita gripe...
Isto é surreal...
Mais uma daquelas "maluqueiras" de auto governação, que o Arlindo descobriu na semana passada... Se no dia 19 já tinha divulgado aqui uma "espécie de retorno aos subsídios", agora continua mas de um modo bem mais abrangente. Vejamos o recém publicado decreto-lei que estabelece "a natureza, a composição, a orgânica e o regime jurídico a que estão sujeitos os gabinetes dos membros do Governo", nos presentei no seu artigo 13.º (remuneração):
Bem sei que a norma transitória, oferece alguma segurança em termos de justiça e de dificuldade de auto governação (no que a este ponto diz respeito), no entanto, é inevitável que fiquemos desconfiados...
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
INACREDITÁVEL...
Numa última visita do dia pela blogosfera docente, acabei por me deparar no blogue do Paulo com mais uma escandaleira merecedora de máxima divulgação. Reparem na forma "deliciosa" de compensar os cortes nos subsídios:
"Nos meses de junho e novembro, para além da mensalidade referida no número anterior, será paga outra mensalidade de € 1.575,00 (mil quinhentos e setenta e cinco euros), a título de abono suplementar".
Abono suplementar?! Mas o que é isto? O que abaixo coloco é um printscreen do despacho (extrato) n.º 774/2012, provenientes dos Gabinetes do Secretário de Estado do Ensino Superior e da Secretária de Estado da Ciência e com publicação em Diário da República a 19 de janeiro de 2012 (ou seja, hoje!).
"Nos meses de junho e novembro, para além da mensalidade referida no número anterior, será paga outra mensalidade de € 1.575,00 (mil quinhentos e setenta e cinco euros), a título de abono suplementar".
Abono suplementar?! Mas o que é isto? O que abaixo coloco é um printscreen do despacho (extrato) n.º 774/2012, provenientes dos Gabinetes do Secretário de Estado do Ensino Superior e da Secretária de Estado da Ciência e com publicação em Diário da República a 19 de janeiro de 2012 (ou seja, hoje!).
E posso imprimir? Fazer um poster? Afixar no quarto, talvez...
Tenho andado a sondar os novos sítios virtuais ministeriais, que se encontram "amontoados" no Portal do Governo. Hoje deu-me para ler a biografia de Nuno Crato... No final da dita cuja, deparo-me com a possibilidade de download de uma foto - tipologia "meio corpo" - do nosso Ministro da Educação. Foi a maluqueira total... 1,53Mb de Ministro e com várias informações adicionais. Vejamos:
1) Fotografia obtida a 9 de Novembro de 2011 (às 11:35h... Já devia estar a pensar no almoço daí o ar bem disposto. Eh eh eh);
2) O senhor ministro estava a 1,8 metros do senhor fotógrafo (uma distância segura... digo eu);
3) A máquina era uma Nikon D3S (uma máquina que eu aprecio);
4) Houve ali uma retocagem de Photoshop, o que é sempre interessante de saber.
Escrito isto, vamos à imagem que pode ser descarregada se clicarem aqui (procurem no fim da biografia).
Acolhida ou encolhida?
Comentário: E porque não haveria de estar a ser bem acolhida?! 90% dos professores não conhece a proposta, e os poucos que a conhecem não são suficientes para serem representativos em termos de contestação. À exceção de EVT poucos são os que se fazem ouvir...
Quando for tarde demais, muito gente se vai dar ao trabalho de ler e reler a proposta de revisão curricular. Infelizmente, e mais uma vez, quando já não adiantar para absolutamente nada. Continuemos a encolher os ombros.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Revisão da Estrutura Curricular (contributos)
Fiquei a saber no blogue do Arlindo que existia a possibilidade de acesso aos contributos de colegas, sindicatos e de outras organizações, relativos à nova proposta de revisão curricular. Assim, o que a seguir coloco (a lista de links) pode ser encontrada no sítio virtual da Assembleia da República.
Quero destacar - por interesse óbvio - o documento elaborada pela Ordem dos Biólogos, que consegue defender os docentes de Biologia e Geologia, utilizando apenas uma única vez a palavra "professor". Todo o texto esta elaborado para ser entendido pelo lado do aluno e dos seus interesses... Parabéns.
Contributos:
Contributos:
Sabem porque tenho muito cuidado antes de acusar?
Porque sei que isto também acontece e não quero correr este risco.
Até porque desconfio que este tipo de "enganos" vai aumentar nas próximas semanas. Em anos anteriores isso aconteceu e desconfio que este ano ainda será pior.
Esta é uma das telhas de vidro da nossa classe.
Até porque desconfio que este tipo de "enganos" vai aumentar nas próximas semanas. Em anos anteriores isso aconteceu e desconfio que este ano ainda será pior.
Esta é uma das telhas de vidro da nossa classe.
Cmap Tools
De tempos a tempos lá me lembro de colocar aqui algum tipo de aplicação ou software que possa ser útil (não só a nível pessoal, como a nível profissional). Desta vez, fica aqui a "deixa" para um software de construção de mapas de conceitos, com o qual tive oportunidade de conviver na semana passada numa daquelas ações de formação da Porto Editora.
O programa é gratuito e vale realmente a pena, para quem gosta de elaborar os seus próprios mapas de conceitos (como eu) e não quer perder muito tempo com tal tarefa.
Para acederem ao sítio, cliquem na imagem.
Nota: Cliquem no pequeno ícone junto a "downloaded". Posteriormente terão de preencher um pequeno formulário. Já me esquecia... existe uma "versão" em língua portuguesa.
Acham estranho? Eu não...
Comentário: Como é possível classificar como "estranha" esta situação? Os preços unitários por refeição, reduzidos em relação ao passado, só poderão ser consequência de quatro alternativas: a) cortes na qualidade das refeições; b) cortes na quantidade da refeição; c) cortes em ambas (qualidade e quantidade); ou d) gestão interna da empresa fornecedora.
Como quero acreditar que a gestão interna das empresas fornecedoras, deverá estar (principalmente nesta altura de crise económica) minimamente otimizada, só restarão as restantes alternativas...
Mais uma "boa" notícia...
Em visita semanal pelos diversos sítios dos sindicatos (alguns deles profundamente desatualizados), encontrei uma notícia que poderá interessar aos colegas das "Actividades de Enriquecimento Curricular" (AEC).
Assim, passo a transcrever o que consta no sítio virtual do SINDEP:
"As famílias vão poder optar entre as Atividades de Tempos Livres (ATL) promovidas por IPSSs ou Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) que existam nas escolas. Esta possibilidade é fruto do protocolo de cooperação assinados no dia 17.1.12, entre o Governo e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS). Poderá ver o texto do protocolo «aqui» tendo em atenção que o facto de as IPSSs poderem disponibilizar atividades para extensões de horário estar prevista na página 8 do referido protocolo."
Acreditem que por mais que me esforce, não me consigo habituar as más notícias diárias... Irra!
Acreditem que por mais que me esforce, não me consigo habituar as más notícias diárias... Irra!
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Todos os dias...
Nada de baixarem os braços, ok?
Estamos aqui para vencer na vida. Nunca se esqueçam disso.
Estamos aqui para vencer na vida. Nunca se esqueçam disso.
Também me coloco as mesmas questões...
E após a publicitação de um despacho que revoga o documento "Currículo Nacional do Ensino Básico - Competências Essenciais" (coloquei aqui um post a 30 de dezembro de 2011 sobre este tema), o SPGL colocou as seguintes 3 questões:
Alguém responde? ;)
Concurso de docentes?! Com vagas para entrada em quadro?! Ui...
Comentário: Calma... Estamos a falar do Governo Regional do Açores. De acordo com a notícia (ainda tive de a ler 3 vezes e reconfirmar a data de publicação), o Governo Regional vai abrir, no final deste mês, um concurso para pessoal docente (verdadeiro... não apenas para destacamentos e contratação) com 30 vagas para entrada em quadro.
Aproveito para expressar a minha incredulidade perante esta situação... Será que percebi tudo mal?! As entradas em quadro não estavam "barradas" pelo acordo com a "troika"?! Talvez os Açores estejam excluídos desse acordo... Acreditem que mal acabe de publicar este post vou voltar a ler o artigo, tal é a minha estupefação.
Já agora para quem quiser começar a ver a "papelada" necessária para o concurso, o melhor mesmo é aceder ao seguinte endereço: concursopessoaldocente.azores.gov.pt. A fase de apresentação de candidaturas decorre de 30 de janeiro e 10 de fevereiro (vejam o calendário, clicando acolá).
Concurso "Blogs do ano 2011"... Votação já começou
No dia 5 de janeiro deste mês alertei para o facto desta vossa casa constar na lista de nomeações. As votações iniciaram... Se quiserem votar no "Professores Lusos" ou em outro blogue que considerem valer o "troféu", basta clicarem na imagem e procurarem a categoria.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Ainda existem músicas...
...capazes de me fazer parar para pensar na letra. E quando vêm acompanhadas de uma voz singular como a da Adele, aquilo que seria banal transforma-se num momento único. É assim que eu encaro certas músicas (a maioria delas nem as coloco neste blogue por serem pouco "comerciais").
Gosto especialmente do refrão:
"So I won't let you close enough to hurt me
No, I won't ask you, you to just desert me
I can't give you, what you think you give me
It's time to say goodbye to turning tables
To turning tables"
Gosto especialmente do refrão:
"So I won't let you close enough to hurt me
No, I won't ask you, you to just desert me
I can't give you, what you think you give me
It's time to say goodbye to turning tables
To turning tables"
Formação creditada feita por voluntários...
Comentário: Para quem não sabe, a formação docente é obrigatória por lei... Mas não é só obrigatória, também faz parte dos normativos legais, que essa mesma obrigatoriedade vem acompanhada de gratuitidade. No entanto, como todos sabemos neste momento é extremamente complicado (para não escrever virtualmente impossível) arranjar uma ação ou oficina de formação que não venha acompanhada de um elevado custo (valores entre os 75 e os 200 euros).
Resta ainda a solução de contar com o voluntariado de colegas para conseguir obter formação. Não são remunerados, não são dispensados do que quer que seja, no entanto, lá se chegam à frente para ajudar. Como já fui agraciado com a ação voluntária creditada de uma colega, fica desde já aqui o meu reconhecimento a quem se presta a este tipo de iniciativas...
Opps...
Comentário: O problema reside na celebração de um contrato por adjudicação direta entre o Ministério da Educação (na altura tutelado pela senhora em causa) e um investigador (irmão de Paulo Pedroso) para um trabalho de recolha de legislação.
Aparentemente, o contrato não terá sido cumprido na íntegra pelo investigador, no entanto (e para surpresa de muitos), o Ministério da Educação acabou por renová-lo no valor de 266 mil euros. Até aqui tudo "corria bem".
O segundo contrato também não terá sido cumprido e o Ministério lá acabou por solicitar ao investigador, a devolução de metade da verba que lhe tinha sido entregue (133 mil euros). No fim disto tudo, surge então em 2011, o problema da adjudicação direta e começam os problemas para a ex-Ministra da Educação.
Na altura, abordei este tema e continuo com a mesma dúvida... 266 mil euros para fazer recolha de legislação?! Contratem-me, que eu faço isso por bem menos. Quanto ao resto, nem vou comentar pois não tenho dinheiro suficiente para advogados.
O fim do "atalho"...
Comentário: Acho muito bem que finalmente tenham corrigido este "atalho" para o ensino superior. Assim, e de acordo com o MEC, se algum aluno tiver terminado o ensino regular e depois ingressar no recorrente (normalmente para obter médias mais elevadas), apenas a classificação dos exames será contabilizada para aceder ao ensino superior. A média interna obtida no ensino recorrente deixa assim (e bem) de ser contabilizada na equação da média.
No entanto, o caso é ligeiramente diferente para os alunos que tenham entrado diretamente no ensino recorrente, sem nunca terem frequentado o regular... Nesta situação, a classificação para acesso ao ensino superior, terá em conta a classificação interna e a classificação nos exames nacionais.
Resta dizer que esta alteração, entra em vigor a partir do próximo ano letivo, mas "mais vale tarde que nunca".
Audição Parlamentar - Nuno Crato - 10 de janeiro de 2012
Para quem não teve oportunidade de ver e ouvir, fica aqui o vídeo da audição parlamentar...
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Recordações...
Não consigo evitar a nostalgia enquanto ouço esta música...
É um daqueles temas que associo aos "bons velhos" tempos de universitário (principalmente a uma certa semana académica em Coimbra). Eh eh eh...
É um daqueles temas que associo aos "bons velhos" tempos de universitário (principalmente a uma certa semana académica em Coimbra). Eh eh eh...
O esclarecimento de Nuno Crato à alternância do desdobramento nas Ciências (3.º Ciclo)
Comentário: Como já tive oportunidade de escrever, não vi a audiência de Nuno Crato na Comissão de Educação, no entanto, encontrei no blogue do nosso colega Nuno Domingues, a explicação do Ministro para o desdobramento nas Ciências Naturais e Físico-Químicas no 3.º Ciclo. Na altura em que surgiu o documento com a nova proposta de revisão curricular (aqui), as dúvidas foram imediatas. Depois começaram a surgir notícias (acolá) e a coisa não ficou melhor.
Finalmente, o atual detentor da pasta do MEC, lá explicou como é que vão funcionar os desdobramentos. Assim, passo a transcrever parte do post do Nuno (os negritos são de minha autoria):
"Relativamente ao modelo de desdobramento das Ciências no 3º ciclo, terá a alternância de um tempo num bloco, ou seja, numa semana os alunos terão:
- 1 Bloco de Ciências Naturais;
- 1 Bloco de Ciências Físico-químicas;
- 1 Bloco para trabalho experimental, alternando um tempo (45 min.) para as Ciências Naturais para o Turno 1 e outro para Ciências Físico-Químicas para o Turno 2, trocando os turnos no segundo tempo do mesmo bloco.
Em suma, tal como consta na proposta de revisão curricular, serão 6 tempos semanais para os alunos (3 por disciplina) e 8 tempos semanais para os docentes (4 por disciplina)."
Um bloco semanal para trabalho experimental? Para além de rimar é uma idiotice. 5 minutos para entrarem (na melhor das hipóteses), mais 5 minutos para abrirem os cadernos diários e escreverem o sumário (e mais qualquer coisita). Sobram 35 minutos... E nem serão 35 minutos, pois todos sabemos como se desenrolam as atividades experimentais no 3.º Ciclo.
Bem... Espero que as escolas tenham o bom senso (e possibilidade) de colocar o bloco letivo semanal no laboratório, caso contrário, este tempo (45 minutos) será de "levar às lágrimas".
Amanhecer branco...
Antes de sair para a escola (7:30h) e enquanto abria os estores das janelas do meu sótão (basicamente o escritório), deparei-me com um lindo horizonte branco... Ainda me disseram que era geada, mas eu continuo a achar que era mesmo neve. Pena não conseguir tirar mais fotografias. A bateria já estava no fim.
Novo sítio virtual do MEC...
... e de todos os outros ministérios. Apenas por acaso (costumo fazer uma visita semanal ao sítio do Ministério da Educação) me apercebi que o "panorama virtual" do governo tinha sido alterado. Provavelmente vocês até já saberão, mas ao que tudo indica todos os sites governamentais irão ficar interligados ao Portal do Governo.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Revisão calculada...
Comentário: Claro que sim... Basta fazer as contas e saber interpretar bem a nossa língua materna. Embora não acredite na contabilidade catastrofista da FENPROF (que aponta para um número a rondar os 11 000 horários completos que serão eliminados), acredito que os cortes serão fortes (penso que no mínimo 3 000 horários completos serão afetados) e que terão implicações nada positivas.
Definitivamente as reformas curriculares na educação não deveriam ser feitas de máquina de calcular na mão...
Focar o Ensino nos Conteúdos Essenciais... Pois!
O Paulo Guinote conseguiu (aqui) o documento utilizado ontem, na Comissão de Educação, por Nuno Crato. Como não vi nem ouvi a audição do senhor Ministro, nada posso comentar, a não ser recomendar (a título de curiosidade) a visualização mais atenta dos 10 gráficos que compõem a apresentação. Destaco ainda os dois gráficos que continham informação (ou o "tratamento" dela) que ainda não conhecia.
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Problemas com a aplicação relativa à "Contratação de Escola" (Plataforma SIGRE)
Furtei esta informação do sítio do SPGL por considerar que pode ser relevante para alguns colegas contratados, que nos últimos dias têm andado um pouco desorientados com as dificuldades de acesso à aplicação:
"Contactados os serviços de recrutamento da DGRHE, pelo SPGL/FENPROF, sobre os constrangimentos e anomalias registadas com a nova aplicação informática disponibilizada para as CONTRATAÇÕES DE ESCOLA cabe-nos informar que:
- A migração de dados da antiga plataforma para a atual leva até 24 horas, pelo que o não reconhecimento da palavra-chave pode ocorrer durante esse período de tempo;
- O conhecimento do candidato colocado na OFERTA DE ESCOLA é obrigatório e está a proceder-se à otimização do formulário/aplicação para que dele conste essa opção;
- Prevê-se que ainda hoje a aplicação para as AEC’s também fique disponível aos candidatos.
Alertamos também para o facto de, em alguns casos, ser necessário tornar a preencher o campo das habilitações, uma vez que a transição destes dados pode não ter ocorrido de forma automática. Após o preenchimento deste campo deverão ficar disponíveis todos os horários colocados a concurso.
Mais informamos que nos manteremos atentos a quaisquer outras situações que vão surgindo na tentativa de minimizar as consequências que daí possam advir aos candidatos."
Acabadinha de sair do forno...
A Bolsa de Recrutamento 14 para os colegas dos Quadros... Cliquem na imagem para aceder à área dos "candidatos".