segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Google Chrome...

Este post é específico para alguém que insiste em afirmar que o Chrome não presta... Já são dois os testes feitos por pessoal de confiança (aqui e acolá) e que atribuem sempre ao browser da Google, a "medalha de ouro". Confesso que desde que comecei a utilizar fiquei fã e já não consigo (nem quero) outro navegador. Sempre pensei que era muito mais rápido e fiável que as alternativas, no entanto, estes dois estudos tiraram-me qualquer dúvida. Recomendo a todos os colegas... O Internet Explorer é um "menino" quando comparado com o Chrome.

P.S.: Embrulha... ;)

Para todos vocês...

... reflectirem.

Música de "Nickelback" - (Tema: When We Stand Together).

Revisão "sobre o joelho", mas com as notas no bolso


Comentário: Ora cá está aquilo que eu tinha escrito de manhã... A FNE pretende conhecer toda a revisão curricular e não apenas umas pequenas partes avulsas e descontextualizadas.

Obviamente que qualquer alteração que venha a ser feita, não o será tendo em vista a excelência do sistema educativo público, mas sim a contenção orçamental com pessoal docente. Posso estar redondamente enganado, mas se metade do que me chega aos ouvidos se concretizar, estaremos perante um panorama tão negro que (por comparação) serei obrigado a classificar Maria de Lurdes Reis Rodrigues como um anjo.

Concurso de docentes 2011/2012 - Bolsa de Recrutamento 8 (listagem por grupos)

Por pura falta de tempo (as 2.ª feiras são repletas de trabalho), não irei colocar mais listas em formato .xls ou sequer fazer a recolha das mesmas para as divulgar posteriormente. Peço desculpa aos colegas que ainda aguardam colocação, no entanto, por considerar que não vale a pena repetir o trabalho feito (e bem) pelo Arlindo, irei passar a colocar um link único para o blogue dele.

Assim, para acederem às listas da BR 8 (31 de Outubro de 2011), cliquem aqui.

De difícil salvação


Comentário: E bem podem procurar a salvação... Esta medida já tinha surgido na anterior legislatura,  mas foi travada pela oposição da altura. Agora, com uma oposição fragilizada, um Governo que se defende com a troika e com o enorme afastamento entre professores e sindicatos parece-me muito difícil que esta medida seja travada. Era importantíssimo que as restantes medidas que Nuno Crato está a preparar (e que muitos de nós conhecemos, mas não nos atrevemos a divulgar por parecerem irreais) sejam anunciadas.

Os sindicatos têm um papel muito importante na pressão que deve ser feita sobre Nuno Crato para que as divulgue, sob pena de se arrastarem no tempo, a conta-gotas e com a previsível atitude "o problema não é meu" da maioria dos professores. Só quando se conhecerem todas as medidas (ou pelo menos, aquelas que irão afectar a classe de forma transversal) é que poderemos despertar os colegas mais "adormecidos".

Extremamente relevante


Comentário: Os colegas do blogue Ad Duo elaboraram um documento que julgo ser dos mais relevantes que até hoje vi em termos de tomadas de decisão dos órgãos administrativos das escolas/ agrupamentos. Aconselho a consulta e obviamente o download.

Algumas das ideias fundamentais da entrevista com Nuno Crato


Comentário: A entrevista só se encontra acessível na edição em papel ou em alternativa na edição online exclusiva para assinantes. No entanto, e após uma pequena visita a um café próximo que disponibiliza o Público, coloco de seguida os principais tópicos da entrevista a Nuno Crato:

- Grande parte das despesas será feita a nível do pessoal;
- Supressão da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no 9.º ano;
- Divisão de Educação Visual e Tecnológica em duas componentes separadas no 2.º ciclo;
- Redução do número de disciplinas do ensino básico;
- Não estarão em causa os lugares dos professores do quadro;
- Grande contenção na contratação de professores;
- Reforço do Português e da Matemática significaram acréscimo de 40 milhões de euros na despesa;
- Alargamento dos contratos de associação e autonomia, com o ensino privado;
- Tentativa de encerramento de mais 300 escolas do 1.º ciclo.

Poderei ter-me esquecido de anotar um ou outro tópico, no entanto, creio ter recolhido a maioria das principais ideias de Nuno Crato, para estabelecer os cortes na educação... Se me faltou algo, agradeço que acrescentem num comentário.

De regresso...

... após uns dias atribulados.

Música de "Pink" - (Tema: God Is A DJ).

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

De regresso ao campeonato dos professores sovados


Comentário: Foram dois meses para sentir o pulso aos professores e às direcções das escolas... Agora é só começar a "malhar nos profes". Previsivelmente teremos mais notícias semanais sobre violência sobre professores. Infelizmente.

Para os que pensam que só acontece aos outros... aos incompetentes... aos que não conseguem ter "mão" na turma, apenas um aviso: cuidado para não se tornarem na próxima "aquisição" para este campeonato! Acontece a qualquer um.

Rest in Peace


Comentário: Segundo o artigo em questão, o júri nacional não encontra candidaturas merecedoras do prémio há 2 anos... Estaremos perante um problema de competência? Obviamente que sim. Resta apenas saber de quem.

Agora a sério... É um prémio que nunca me arrefeceu ou aqueceu. Acredito que os melhores professores deste país não trabalham para candidaturas, trabalham para o sucesso dos seus alunos. Aliás, o melhor reconhecimento que qualquer professor pode ter é aquele que provém dos alunos. O resto... Bem o resto, muitas vezes resulta de estarmos na escola certa, com os recursos adequados, com colegas e alunos certos e no momento certo.

ALELUIA...


Comentário: Acho muito bem... Pagam milhões em licenças, podendo optar por sistemas operativos gratuitos e que em nada ficam atrás do Windows (ou de qualquer outro produto da Microsoft). É uma medida que aplaudo...

Os pais e a escolha de escola...


Comentário: Parece-me uma medida um pouco complicada de aplaudir ou apupar, sem termos mais informações relativas a quem estabelece as regras e os critérios de selecção. Se estas regras e critérios não forem muito bem definidos pela tutela, poderão ocorrer algumas situação bem complicadas... Para já nem falar na certa estigmatização de algumas escolas, que pelo baixo lugar nos rankings dos exames nacionais ou pela eventual má fama em termos de violência, irão certamente sofrer um agravar dos problemas.

Apenas para concluir... Todos sabemos que esta selecção de escolas já é feita por quem tem amigos bem colocados. Certamente que mesmo com regras e critérios de selecção definidos deverão ser "os de sempre" a escolher. Os restantes, não terão vaga (ou quase) ou o prazo já terá passado. ;)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Professora agredida


Comentário: Já começava a estranhar a ausência de notícias relacionadas com agressões de alunos e/ou pais a docentes... Infelizmente quase todos encolhem os ombros perante uma situação de violência como estas. Se no início ainda se comentava nas salas de professores estas situações, com indignação e revolta, parece-me já será considerada por muitos algo rotineiro. É pena... Um dia temos um professor a quebrar a rotina, e eu depois quero ver quem se levanta em defesa.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Para animar...

... um dia algo sombrio. Para além disso, começo a ficar farto de músicas que puxam para a melancolia, como tal, esta semana devemos ter por aqui mais música de duvidosa qualidade. ;)

Música de "Andra" - (Tema: Something New).

Artigo 79.º

Descobri esta informação relativa à aplicação do artigo 79.º no sítio do SPRC. Por ter considerado o assunto de extrema relevância copio para aqui o conteúdo:

"Como é de todos conhecido, o ECD publicado 19 de Janeiro de 2007, era então ministra da educação Maria de Lurdes Rodrigues, alterou a redacção do artigo 79º, retardando na idade a atribuição de horas de redução da componente lectiva (CL) por idade e tempo de serviço.

Na nova redacção então aprovada, o regime de redução da CL dos professores dos 2º e 3º CEB e ES e Educação Especial que passou a vigorar é o seguinte:

• 50 anos de idade e 15 de serviço: 2 horas de redução;
• 55 anos de idade e 20 anos de serviço: + 2 horas de redução;
• 60 anos de idade e 25 anos de serviço: + 4 horas de redução.

Não obstante, o DL n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, que aprovou esta nova redacção do artigo 79º do ECD, aprovou igualmente, no seu artigo 18º, um regime transitório de salvaguarda da redução da componente lectiva para quem, aquando da data de entrada em vigor deste diploma legal (20-01-2007) já adquirira o direito a 2, 4, 6 ou 8 horas de redução da CL ao abrigo da anterior redacção do artigo 79º do ECD.

Considerando este regime transitório, a redução da CL por idade e tempo de serviço a que os professores têm inequivocamente direito (não há lugar a segundas interpretações) é dado pela tabela seguinte:


Ou seja, na prática, todos os professores que completaram 50 ou 55 anos de idade entre os dias 20 de Janeiro de 2007 e 31 de Agosto de 2011 (desde que contabilizem um mínimo de, respectivamente, 15 e 20 anos de serviço), têm direito, até ao limite máximo de 8 horas de redução, a acumular mais 2 horas de redução da CL ao número das que já beneficiavam ao abrigo da redação do artigo 79º do ECD anterior à entrada em vigor do DL n.º 15/2007, de 19 de Janeiro."

Para acederem a uma minuta de reclamação (na eventualidade de encontrarem irregularidades no vosso horário), cliquem aqui.

Ilegalidades na data de cessação dos contrato


Comentário: A Fenprof tem alertado para esta situação que me merece toda a atenção. Transcrevo de seguida um excerto de um ofício enviado ao Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar:

(...)Como informámos na reunião realizada na passada sexta feira, dia 21 de outubro, muitas escolas estão a agir à margem da lei. Assim:
- Professores colocados na primeira bolsa de recrutamento, em que só foram preenchidos horários anuais, são confrontados com a assinatura de contrato a termo incerto. É ilegal, devendo estes contratos cessarem em 31 de agosto de 2012, pois nestes casos, há um termo certo.
- No que respeita a “ofertas de escola”, sempre que o horário resulta de uma “aposentação” ou de “aumento de turmas nos termos da alínea h do artigo 93º do RCTFP” é evidente que o seu preenchimento também terá de se realizar através de um contrato a termo certo, cuja cessação será 31 de agosto de 2012.(...)"


Os colegas contratados devem estar atentos a este tipo de situação. Assim, volto a salientar a importância de continuarem a visitar blogues de professores (e eventualmente sítios virtuais de sindicatos), para depois não dizerem que só se aperceberam do problema quando já era tarde demais...

Critérios "manhosos" nas ofertas de escola - XXX

Tenho a certeza que algo me está a "passar ao lado"... Psicólogo e membro efectivo da ordem dos advogados?

"Duas medidas para combater o desemprego docente"

Enviado para a minha caixa de correio por um colega contratado, actualmente sem colocação...

"Uma ideia assaltou-me a mente. Imbuído do espírito da New Deal (pacote de medidas apresentado por Roosevelt em 1932, para acabar com os efeitos nefastos da crise económico-financeira de 1929), sugiro que o horário completo passe das 22 horas lectivas para as 21 ou 20. Deste modo, libertar-se-iam horas que permitiriam a constituição de novos horários e, por conseguinte, mais professores poderiam aceder a um emprego.

Naturalmente, esta é uma ideia que não agradará a todos, até porque a redução de uma ou duas horas vem acompanhada da correspondente diminuição salarial. Contudo, seria sempre uma solução provisória, que duraria enquanto subsistir este problema.

Vamos à outra ideia. Neste momento, um docente pode acumular até 28 horas. Na sequência da medida atrás enunciada este plafond deveria baixar de 28 horas para 21 ou 20 (a carga lectiva dos novos horários completos, que corresponderiam, como é óbvio, aos 365 dias de serviço anual).

Notas finais:
a) É, reitero, uma medida provisória;
b) Parece-me uma medida difícil de aplicar nos grupos 100 e 110;
c) Vai ter muita oposição por parte de muitos colegas;
d) Não invalida, a montante, um esforço de regulação no que concerne ao numerus clausus dos cursos de formação de professores;"

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um abraço... viciante

Estou viciado nesta música. Eh eh eh.

Critérios "manhosos" nas ofertas de escola - XXVIII

Não há dúvidas quanto à continuidade pedagógica...

Chuva...

Finalmente o regresso à normalidade de Outubro e ao muito ansiado (por mim) frio.

Música de "Billie Myers" - (Tema: Kiss The Rain).

Recusar trabalho extra? Claro que sim...


Comentário: Serei um deles... Já não é de agora, mas tenho de admitir que desde o dia em que conheci o Orçamento de Estado para 2012 a "coisa" piorou. Tenho imenso trabalho em lista de espera... Contabilizo as 35 horas com algum rigor numa tabela em excel (pode ser que um dia, disponibilize uma delas para vocês verem) e, salvo raras excepções, não costumo exceder mais de uma a duas horas (média mensal). O excesso de horas, quase sempre resulta do preenchimento de burocracia.

Para além disto, apenas existem dois motivos que me levam a exceder voluntariamente as 35 horas de trabalho semanal, que são:

- Pedidos de ajuda por parte de qualquer um dos meus alunos;
- Colaboração com alguns colegas de profissão, nomeadamente em projectos.

Para além disso... Nada. Ou melhor, quase nada, pois em algumas reuniões as horas "esticam" e só não abro a boca mais cedo, por pena de quem é de longe (normalmente, colegas contratados).

Novo regime jurídico dos cursos de educação e formação de adultos (EFA)

Para acederem ao novo regime dos cursos de educação e formação de adultos (Portaria n.º 283/2011 de 24 de Outubro), cliquem na imagem abaixo.

Curioso


Comentário: Segundo instruções claras provenientes do Ministério da Educação, qualquer pedido de audiência deverá ser feito através dos canais próprios, nomeadamente "através dos órgãos representativos legalmente instituídos". Assim sendo, o melhor mesmo será rezar e esperar que os sindicatos façam o seu trabalho... Se assim não for, preparem-se para gastarem uns bons milhares de euros em canais próprios.

A polémica do professor-marinheiro


Comentário: Na altura em que o escândalo "estalou", optei por aguardar mais algum tempo antes de emitir a minha opinião acerca do eventual critério "manhoso". Na sexta-feira passada, surge então um artigo no Diário de Notícias, onde a Escola em questão explica que as actividades de desporto escolar incluem canoagem e que o professor deve ter a tal carta de marinheiro para poder acompanhar os alunos num barco a motor.

Estaremos perante um critério "manhoso"?

Se estamos (tenho sérias dúvidas), será porventura um dos menos "manhosos" que já vi, pois a justificação que apresentam é relativamente compreensível e justificável. Para além disso, se nos lembrarmos que estamos a falar de uma substituição por doença, e por aquilo que podem ler na notícia a docente que está a ser substituída tem 9 horas de desporto escolar dedicadas à vela e canoagem. Se a carta de marinheiro é obrigatória para o manuseamento do barco a motor, não será justo para os alunos ficarem sem estas horas de Desporto Escolar (DE) apenas porque o professor eventualmente seleccionado não pode acompanhar os alunos. Se assim não for, como é que a escola poderá dar a volta ao "texto"? Suspende temporariamente a canoagem do DE?

Não compreendo critérios como "ter leccionado no Agrupamento", "ter carta de condução", "ter habilitação própria" ou "tempo de serviço no Agrupamento", mas aqui custa-me menos a compreender os motivos do critério em causa. Estamos a falar de uma situação demasiado específica e que creio não merecer enquadramento na tipologia "critérios manhosos".

E para começar bem a semana... Os cortes no subsídio de Natal


Comentário: Mais uma análise estatística do colega José Marques... Desta vez, são os cortes no subsídio de Natal, traduzidos em tabelas. Por motivos óbvios, convém aceder à explicação (clicando no link acima), no entanto, ficam as tabelas.





domingo, 23 de outubro de 2011

5 anos de "Professores Lusos"

5 anos... 5 anos à frente deste blogue. 5 anos de fortes emoções, de muita informação, de várias amizades entretanto geradas, de discussão, de partilha... de vida.

Antes de redigir este post, li aquilo que escri em cada um dos anteriores aniversários (1.º ano, 2.º ano, 3.º ano e 4.º ano) e concluo que a evolução foi francamente positiva. Este blogue passou de um mero repositório de informações, notícias e documentos para um espaço de partilha e opinião fundamentada. Olhando para o princípio é engraçado como não consigo deixar de me considerar tão "verdinho"... Aquilo que eu já aprendi! Principalmente ao nível da paciência.

Adiante.

Alguns números... Mais de 3 milhões e 600 mil visitas, uma média de 4000 visitantes diários. Só no mês passado, o número total de visitas ascendeu às 300 000.

Apenas para ficar registado: em 31 de Agosto deste ano foram 84 366, os visitantes únicos deste blogue. Um marco histórico que dificilmente será quebrado aqui na "casa".



Relativamente a este ano que se segue, receio que sejam inevitáveis alterações francamente negativas na vida de todos nós, especificamente enquanto professores. Aproximam-me duros cortes no número de horários e na qualidade das condições laborais. Da minha parte, continuarei por aqui a acompanhar a realidade e a acompanhar-vos no vosso dia a dia (se vocês quiserem que eu faça parte dele, obviamente).

O meu enorme obrigado a todos os que partilharam os seus relatórios de auto-avaliação, os printscreens das ofertas de escola "manhosas", as listas da Bolsa de Recrutamento, as informações "privilegiadas" e, no final, pela amizade.

Venha mais um ano...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A minha estreia "sem filtros"


Para mostrar que o Ricardo têm toda a razão quando diz que não sou meiginho, vou fazer a minha estreia atacando o Ricardo.


Como é possível, Ricardo???


Como podes fazer uma coisa destas???


Como é que uma pessoa que eu julgava um exemplo de seriedade faz um acto destes???


Acreditem, nem tenho palavras para descrever um acto tão ...
tão ...
tão ...
tão ...
tão ...
tão ...
tão ...
Nem consigo encontrar adjectivos para adjectivar tal acto!!!

Como uma imagem vale mais que mil palavras, só posso mostrar as imagens.
Mas cuidado, o filme contêm imagens chocantes!



Ricardo, como é possível não me teres convidado para a tua festa de aniversário!!!!!


MUITOS PARABÉNS!
QUE ESTE DIA SE REPITA POR MUITOS E BONS ANOS!


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Para desanuviar...

... um dia particularmente tenso.

Para além disso, fica o aviso: o colega "Advogado do Diabo" deverá começar a publicar a partir de hoje de uma forma mais regular, e sem o filtro do "chefe". Eh eh eh... Vamos ver se não parte a loiça toda logo nos primeiros dias. Para quem ainda não conhece, aviso desde já que ele não é meiguinho.

Música dos "James" - (Tema: Ring The Bells).

Uma autêntica mina de ouro


Comentário: O colega José Marques (autor do blogue "pé-ante-pé") publicou uma interessante análise relativa às transferências financeiras do Estado (previstas no Orçamento de Estado 2012) para as escolas de ensino particular e cooperativo. Existem números que não batem certo... 72 milhões de números para ser mais concreto.

Leiam que vale a pena...

Não é só para alguns... É para todos


Comentário: Mário Nogueira fez contas e parece que os tais 20 000 colegas contratados (aqui) não serão suficientes para cortar na despesa... Para compreenderem melhor esta conclusão, o melhor mesmo será lerem a entrevista de Mário Nogueira que consta no sítio da Fenprof.

20 mil professores contratados...


Comentário: O Governo quer poupar 102 milhões de euros com professores contratados, em 2012. Quem percebe de contas, conseguiu contabilizar o número de colegas contratados que não terão horário no próximo ano lectico: 20 mil! Se pensarmos que até à quinta Bolsa de Recrutamento foram colocados cerca de 27 000 professores contratados (segundo dados do "Diário Económico"), dá para imaginarmos o que irá acontecer, não só em termos de desemprego mas de falência em termos de funcionamento das escolas.

Se realmente o objectivo é cortar nos colegas contratados, os do quadro preparem-se para grandes mudanças. 

E já vão 3 a favor da compensação por caducidade


Comentário: Mais um processo ganho, desta vez por uma docente de Matemática e Ciências das Natureza, do Agrupamento de Escolas da Trafaria. A história parece simples de explicar e compreender:

1) A colega requereu e recebeu 902,50 euros a compensação por caducidade do contrato de trabalho;

2) Mais tarde foi notificada para repor a verba que havia recebido;

3) Repôs a quantia, no entanto, avançou em simultâneo para o Tribunal;

4) A decisão do tribunal, foi absolutamente clara: restituição da quantia devolvida pela professora (902,50 euros), acrescida de juros de mora, à taxa legal.

E isto tudo porquê? Porque o tribunal considerou que,
"de acordo com o disposto no artigo 112.º, n.º 5 da Constituição, não pode um ofício circular, no qual se baseou o acto aqui objecto de impugnação, alterar o regime jurídico estabelecido por lei". Simples de entender, não é? Só pena é que o MEC continue a pisar a Constituição Portuguesa.

O fim das bonificações na graduação para efeitos concursais?

Parece mentira, mas é verdade... É o que consta nesta primeira proposta de Estatuto da Carreira Docente, e espero sinceramente que seja para manter.

Se lerem a primeira proposta de ECD com atenção (e cruzando com o novo modelo de ADD acordado entre alguns sindicatos e o MEC), irão constatar que:

Artigo 48.º:

"1 — A atribuição aos docentes da carreira das menções qualitativas de Excelente ou Muito Bom, resultam nos seguintes efeitos:
(...)
e) As menções de Excelente e Muito Bom não constituem elementos de bonificação no concurso de professores.

8 - A atribuição aos docentes em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo da menção qualitativa de Muito Bom ou Bom, na última avaliação de desempenho, nos termos do presente decreto-lei, determina a soma de 1 valor à graduação dos candidatos para efeitos de concurso."

Traduzindo: Os efeitos da ADD ao nível concursal para os colegas dos quadros serão nulos e nos colegas contratados, praticamente nulos (só mesmo com a atribuição de Regular ou Insuficiente é que não terão a bonificação).


Estou plenamente de acordo com esta alteração. Espero é que os sindicatos não a deixem cair.

Existe por ali uma confusão qualquer na norma revogatória que também merecerá atenção, mas isso será trabalho para os sindicalistas.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cansaço acumulado...

... mas a música está sempre presente no meu coração. Não consigo passar um dia sem procurar uma nova música... um novo som. Gostei particularmente desta que junta um dos meus grupos de música espanhola preferido com o Jota Quest do Brasil. Aconselho.

Música dos "El Canto Del Loco" - (Tema: Corazon).

Concordo com a subjectividade...

A desonestidade será de quem interpreta os dados e os verte para rankings. Retirado do sítio do SPN:

"A desonestidade ao serviço da promoção do ensino privado

É legítimo classificar escolas como “boas” e “más” ignorando as diferentes realidades educativas que as caracterizam e tendo apenas em conta os resultados dos alunos em exames nacionais?

Independentemente de serem escolas privadas que seleccionam os seus alunos ou escolas de todos e para todos, com populações escolares heterogéneas?

Independentemente do número de alunos que levam a exame?

[Hoje, uma escola do Porto foi exposta publicamente como “a pior do país” em função dos resultados nos exames de UM ÚNICO ALUNO. Como é possível???]

Na Austrália, os professores e os directores das escolas públicas bateram-de, de forma determinada, contra a publicação deste tipo de rankings. Em Portugal, vamos continuar a permiti-lo até quando e em nome de quê?"

Primeira proposta de ECD (versão 2011)

Como alguns devem saber, segue-se uma nova ronda negocial com os sindicatos para negociação de um novo Estatuto da Carreira Docente, do diploma de concursos e do regime jurídico de gestão das escolas.

Para já, fica a primeira proposta (cliquem na imagem) apresentada pelo MEC aos sindicatos.


E eu a pensar que este problema já tinha sido solucionado...


Comentário: As notícias vazam sempre após reuniões com a FNE... A última é esta: "Cem professores que pediram destacamento por condições específicas começam hoje a ser colocados e os restantes 300 terão a situação resolvida nos próximos dias."

Será que é desta ou vai ser necessária mais uma reunião?

A confirmação do desastre...


Comentário: Os dados são relativamente fáceis de ler... "De 5% do PIB em 2010, as despesas do Estado com a educação passarão a representar apenas 3,8%. Na UE, a média é de 5,5%". E onde será feito o maior corte na despesa? Adivinhem...

Mais uma informação para reflectir: "(...) as escolas do ensino não superior deverão receber menos 289 milhões; e as despesas com pessoal descem 778 milhões."

O próximo ano será definitivamente complicado, a todos os níveis.

Iniciativa - Professores de Informática

Divulgo a pedido, no entanto... Parece-me essencial que quem está a organizar a reunião me faça chegar (rapidamente) mais informações acerca dos objectivos da mesma e dos contactos. 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Para relaxar...

... depois de quatro dias de violência física perpetrada por um vírus da gripe, que decidiu colocar em prática os ensinamentos de Sun Tzu no meu organismo.

Música de "Seal" - (Tema: Weight Of My Mistakes).

Ainda o anterior modelo de ADD (continuação)


Comentário: O caso dos colegas contratados é deveras complicado de compreender, uma vez que, como o colega Nuno Domingues referiu, os procedimentos de auto-avaliação e de avaliação (dos colegas contratados) são promovidos, pelo menos, cinco dias antes do termo do respectivo contrato.

Para além disso, a avaliação do desempenho teria de ser terminada antes da eventual renovação de contrato... Será que esta situação foi verificada na altura de renovar contratos? Por aquilo que sei, provavelmente não, pois por aquilo que sei ainda existem escolas (não serão muitas) com processos de avaliação para os colegas contratados ainda a decorrer. 

Medidas de contenção orçamental 2012 para o MEC

Se lerem com alguma atenção o Relatório do Orçamento de Estado 2012 (ROE 2012), chegarão facilmente à conclusão que o actual Governo vai realmente roer o tutano do Ministério da Educação.

Vou transcrever parte das página 197 e 198, que são as que mais no dizem respeito enquanto professores:

Nota: Os negritos e sublinhados são de minha autoria.

Assim, no que diz respeito a matérias relacionadas com questões curriculares, pedagógicas e de qualificação, consideram-se os seguintes objetivos estratégicos:

- Elevar os níveis de qualificação e melhorar significativamente a qualidade das aprendizagens, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário (quer nos cursos gerais, quer nos cursos profissionalizantes), e a sua comparabilidade no espaço europeu;
- Alargar o acesso ao ensino especial e adequar a intervenção educativa e a resposta terapêutica às necessidades dos alunos e das famílias no ensino especial;
- Reforçar a aposta no ensino profissionalizante de jovens quer no nível básico, quer no nível secundário de educação;
- Manter as respostas de qualificação de adultos, com especial incidência na elevação dos níveis de  certificação profissional e na reconversão e integração laboral das pessoas em situação de
desemprego;
- Desenvolver e consolidar uma cultura de monitorização e avaliação a todos os níveis do sistema de ensino, assente no rigor, na responsabilização, na promoção e valorização do mérito e na deteção das fragilidades.

Para o efeito, será implementado um conjunto extenso de medidas em áreas de intervenção diversas:
- Profunda reorganização e racionalização dos currículos e revisão de planos/projetos associados à promoção do sucesso escolar;
- Melhoria da complementaridade entre percursos de reconhecimento e percursos de formação certificada.



No que diz respeito à administração escolar, consideram-se os seguintes objetivos estratégicos:
- Melhor gestão dos recursos humanos por via do processo de mobilidade, utilizando critérios exigentes de gestão e racionalização;
- Reordenamento da rede escolar do sistema de ensino, nomeadamente através da criação de uma rede de oferta pública coerente e aproveitando os recursos existentes;
- Reforçar a autonomia das escolas, contratualizando com um maior número de escolas maior autonomia;
- Empreender reformas na administração escolar, nomeadamente numa primeira fase, o modelo de financiamento das escolas particulares e cooperativas com contrato de associação e a implementação de um novo modelo de avaliação de desempenho docente.

Para o efeito, será também implementado um conjunto extenso de medidas em áreas de intervenção diversas, como sejam:
- Estabilidade e dignificação da profissão docente: é imperativo o desenvolvimento de um modelo de Avaliação de Desempenho Docente centrado nas vertentes científica e pedagógica e que promova a motivação e o desenvolvimento profissional dos docentes no quadro de um sistema de rigor que reconheça o mérito e a excelência;
- Racionalização da rede de oferta de ensino: constituem prioridades nesta área de intervenção a estabilização do processo de organização dos agrupamentos de escola, privilegiando a verticalização pedagógica e organizacional de todos os níveis de ensino, bem como a reorganização das escolas do 1º ciclo, permitindo aos alunos usufruírem de melhores condições de ensino e de aprendizagem;
- Desenvolver e aperfeiçoar o ensino pré-escolar: nesta área de intervenção, procurar-se-á alargar a rede pré-escolar, a qual constitui um fator de equidade no progresso educativo das crianças, incluindo a aposta na articulação entre o ensino pré-escolar e o ensino básico."

Nota: A parte da ADD promotora de motivação e desenvolvimento profissional, só pode ser piada de mau gosto...

Ainda o anterior modelo de ADD


Comentário: Arrisco-me a afirmar que o número de professores que contestam a sua avaliação será da ordem dos milhares...

Obviamente que a esmagadora maioria destes colegas, contestará "entre dentes" e não irá fazer mais nada. É triste que assim seja...

É importante que esta contestação (escrita, legal... e não em salas de professores, cafés ou blogues) atinja alguma expressão para que se comprove aquilo que todos sabemos. Este modelo é injusto, subjectivo e aberto a demasiadas variáveis não "controláveis".

Orçamento do Estado para 2012

Deixo-vos com o link (cliquem na imagem abaixo) para o sítio do Governo de Portugal onde pode ser encontrado o malfadado Orçamento de Estado que irá tapar os "buracos orçamentais" verdadeiramente criminosos feitos pelos nossos políticos, às custas dos mesmos de sempre.


No entanto, e para atalharem caminho, o que eu realmente recomendo é a leitura do Relatório do OE 2012, nomeadamente o intervalo de paginas 196 a 203, para se inteirarem o que vai ocorrer em termos de Ministério da Educação.

De regresso...

... ainda não com a força toda, mas a uns bons 70%. Agradeço aos colegas que fizeram a bondade de me enviarem para a caixa de correio electrónico, alguns remédios caseiros para curar a gripe. Um deles parece ter resultado... ;)

Durante a próxima hora, seguem actualizações.

Mudanças no facebook da "casa"

No dia 12 de Outubro, optei por criar uma página no Facebook específica para o blogue "Professores Lusos"... No entanto, alguns colegas alertaram-me para um eventual problema de segurança/privacidade que tal poderia originar. 


Assim, e por sugestão de dois colegas, decidi migrar a página "pessoal" no Facebook para uma página de fãs. Desta forma, creio que o problema da privacidade ficará ultrapassado, sem perdas de informação...

Rankings de escola 2011

Como já afirmei em edições anteriores, não dou grande relevância a estas listagens, no entanto, tenho de admitir que poderão ser interessantes, se cruzados com o devido enquadramento local/regional.

Para acederem às listagens, utilizem os links abaixo:




sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Gripe...


Colegas, devido ao meu débil estado de saúde e à consequente dificuldade em estar à frente de um computador (os espirros são de tal ordem, que receio partir o ecrã do portátil), terei de terminar as minhas actualizações por hoje...

Um conselho útil para quem tem mota: Evitem deslocações a horas tardias, nesta tipologia de veículo, de calções e manga curta.

Afinal são rumores e convicções...

Graças a um colega que me fez o tremendo favor de me enviar o printscreen da notícia que referi ontem (aqui) e que dava conta de cortes alarmantes em algumas disciplinas, tive o prazer de verificar que afinal o que pareciam ser certezas e medidas do Gabinete de Nuno Crato, afinal mais não eram que rumores e convicções de directores e professores...

Ainda bem.


Correm por aí outros rumores de cortes na educação, mas como são tão maus, vou esperar mais uns tempos para ver se chega aos ouvidos de mais gente...

Algumas das medidas previstas no Orçamento de Estado para 2012


Comentário:  Os títulos dos artigos que coloquei acima, constituem algumas das medidas previstas no Orçamento de Estado para 2012... Poderão ler outras, clicando aqui.

Não sei muito bem o que escrever perante tanto corte... Como leigo em economia, não consigo afirmar com segurança quais os reais impactes positivos e negativos destas medidas em termos orçamentais, mas em termos sociais, creio poder "dizer" algo sem correr o risco da ignorância. Assim, (e espero estar enganado) parece-me que quase todas estas medidas constituem um apertar do nó nos pescoços dos portugueses, com graves implicações a curto prazo, em termos de consumo interno, de qualidade de vida e de emprego.

Infelizmente, mais do que um orçamento de estado, parece-me que estaremos perante a asfixia de um povo... o povo português!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sempre...

Música dos "Florence + The Machine" - (Tema: Cosmic Love).

Reivindicação

Este é um daqueles posts que se encontra desligado da temática do blogue, mas que não consigo evitar de escrever...

Já há uns bons meses que Vila Real não consta do panfleto de cinema da Zon Lusomundo. Das primeiras vezes ainda pensei que fosse um erro tipográfico, mas ao fim de tanto tempo concluo que afinal o "Dolce Vita Douro" se encontra em Paços de Ferreira. Todas as outras salas de cinema estão devidamente enquadradas na cidade respectiva, mas não Vila Real... Já alertei os funcionários do cinema cá da terra para esse facto, mas até agora verifico que nada foi corrigido.

Assim, venho solicitar aos colegas de Vila Real que façam o mesmo que eu fiz, e questionem o motivo de tal omissão, junto das bilheteiras para ver se algo acontece.


Aumento do financiamento nas escolas privadas


Comentário: O aumento é de 5 000 euros por turma, passando a totalizar 85 288 euros por turma (ver Portaria n.º 277/2011), já com efeitos a partir de dia 1 do passado mês de Setembro.

Para além disso, o Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, estabeleceu também que a condição para que as escolas continuem a beneficiar desse financiamento é a de que não tenham uma redução de alunos tão considerável ao ponto de a soma dos estudantes de duas turmas ser inferior a 24 alunos (média de 12 alunos por turma). Se lerem a Portaria n.º 1324-A/2010, poderão constatar que anteriormente a redução do financiamento anual era feito sempre que o número de alunos de uma turma fosse inferior a 20.

Não conheço o valor médio de financiamento por turma no ensino público, mas com tantos cortes na educação, mete-me alguma confusão este acréscimo nas escolas privadas.