Comentário: Não conheço outros sistemas educativos com a profundidade necessária para tecer comentários relevantes, no entanto, parece-me que a serem introduzidas alterações no sistema educativo português as mesmas deveriam ser graduais. A ideia da descentralização e autonomia poderá ser boa mas se feita em moldes bem definidos... Para além disso, países como o Reino Unido, China e Estados Unidos da América apresentam uma realidade bem diferente da lusa, e tenho a ideia de que a "permeabilidade" a determinadas influências será menor.
Os exames são, sem dúvida, um elemento regulador externo das aprendizagens. Quando há exame numa determinada disciplina, num determinado ano de escolaridade, os professores preparam os alunos para esse exame. Acho que é um facto consensual. Assim, é muito importante o nível de exigência dos exames, porque se os exames a essa disciplina têm um baixo nível de exigência, o professor prepara os alunos para esse nível. Por isso, eu concordo com a implementação de exames, desde que não tenham um baixo nível de exigência, porque, isso sim, é prejudicial ao ensino.
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