Ora bem! Confesso que a primeira ideia que me ocorreu foi a de uma eventual manipulação de resultados! Pois! Quem faz um cesto faz um cento! Dada a ideia anterior, fiz um grande esforço para tentar entender a "coisa" da dita melhoria! Assim passo a expor alguns pontos “avulsos” que, se desejarem, podem fazer o favor de ligar. - Anos em análise no estudo: 2007, 2008 e 2009. - Nestes anos a constituição do corpo docente sofreu e contínua a sofrer uma gradual e significativa alteração! - Talvez os alunos não oiçam tão bem os "avós" como ouvem os "pais"! - Paira no ar um maior aroma a trabalho! Há sem dúvida e sem querer generalizar, forçada ou não, uma “nova” forma de estar no ensino, a começar pela diminuição do absentismo! - Muitas escolas "serviam-se" (e “servem-se”) de EA para a aplicação do PAM-II e do PNL, para as áreas de Matemática e de Língua Portuguesa respectivamente. A tais medidas pode-se atribuir a consequente melhoria dos itens relacionados com Matemática e Língua Portuguesa? - Muitas escolas "serviam-se" (e “servem-se”) do desdobramento das turmas para o trabalho prático/laboratorial/experimental nas Ciências. A tal medida pode-se atribuir uma consequente melhoria dos itens de Ciências?
Agora o “iluminado circense” está a “arquitectar” forma de acabar com isto tudo! Sim! Isto tudo! EA, desdobramento e o mandar embora esta nova geração de professores!
Estarei atento ao “circo” para ver no que isto vai dar!
Ora bem! Confesso que a primeira ideia que me ocorreu foi a de uma eventual manipulação de resultados! Pois! Quem faz um cesto faz um cento!
ResponderEliminarDada a ideia anterior, fiz um grande esforço para tentar entender a "coisa" da dita melhoria! Assim passo a expor alguns pontos “avulsos” que, se desejarem, podem fazer o favor de ligar.
- Anos em análise no estudo: 2007, 2008 e 2009.
- Nestes anos a constituição do corpo docente sofreu e contínua a sofrer uma gradual e significativa alteração!
- Talvez os alunos não oiçam tão bem os "avós" como ouvem os "pais"!
- Paira no ar um maior aroma a trabalho! Há sem dúvida e sem querer generalizar, forçada ou não, uma “nova” forma de estar no ensino, a começar pela diminuição do absentismo!
- Muitas escolas "serviam-se" (e “servem-se”) de EA para a aplicação do PAM-II e do PNL, para as áreas de Matemática e de Língua Portuguesa respectivamente. A tais medidas pode-se atribuir a consequente melhoria dos itens relacionados com Matemática e Língua Portuguesa?
- Muitas escolas "serviam-se" (e “servem-se”) do desdobramento das turmas para o trabalho prático/laboratorial/experimental nas Ciências. A tal medida pode-se atribuir uma consequente melhoria dos itens de Ciências?
Agora o “iluminado circense” está a “arquitectar” forma de acabar com isto tudo! Sim! Isto tudo! EA, desdobramento e o mandar embora esta nova geração de professores!
Estarei atento ao “circo” para ver no que isto vai dar!
Um abraço.
P.S. Felizmente este “circo” também é nómada!
Education Internationl | Relatório PISA ignora a voz dos professores!
ResponderEliminarOECD’s PISA report ignores teacher voice
http://umaaventurasinistra.blogspot.com/2010/12/education-internationl-relatorio-pisa.html