terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PISA 2009.

Para quem quiser consultar o documento "PISA 2009 - Competências dos alunos portugueses", é só clicar na imagem (link ME):


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2 comentários:

  1. Ora bem! Confesso que a primeira ideia que me ocorreu foi a de uma eventual manipulação de resultados! Pois! Quem faz um cesto faz um cento!
    Dada a ideia anterior, fiz um grande esforço para tentar entender a "coisa" da dita melhoria! Assim passo a expor alguns pontos “avulsos” que, se desejarem, podem fazer o favor de ligar.
    - Anos em análise no estudo: 2007, 2008 e 2009.
    - Nestes anos a constituição do corpo docente sofreu e contínua a sofrer uma gradual e significativa alteração!
    - Talvez os alunos não oiçam tão bem os "avós" como ouvem os "pais"!
    - Paira no ar um maior aroma a trabalho! Há sem dúvida e sem querer generalizar, forçada ou não, uma “nova” forma de estar no ensino, a começar pela diminuição do absentismo!
    - Muitas escolas "serviam-se" (e “servem-se”) de EA para a aplicação do PAM-II e do PNL, para as áreas de Matemática e de Língua Portuguesa respectivamente. A tais medidas pode-se atribuir a consequente melhoria dos itens relacionados com Matemática e Língua Portuguesa?
    - Muitas escolas "serviam-se" (e “servem-se”) do desdobramento das turmas para o trabalho prático/laboratorial/experimental nas Ciências. A tal medida pode-se atribuir uma consequente melhoria dos itens de Ciências?

    Agora o “iluminado circense” está a “arquitectar” forma de acabar com isto tudo! Sim! Isto tudo! EA, desdobramento e o mandar embora esta nova geração de professores!

    Estarei atento ao “circo” para ver no que isto vai dar!

    Um abraço.

    P.S. Felizmente este “circo” também é nómada!

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  2. Education Internationl | Relatório PISA ignora a voz dos professores!

    OECD’s PISA report ignores teacher voice


    http://umaaventurasinistra.blogspot.com/2010/12/education-internationl-relatorio-pisa.html

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