quinta-feira, 29 de julho de 2010

Para descontrair...

Música nova com uma sonoridade que me agradou bastante. Pena não ser cantada em português...

Música dos "Hands on Approach feat. Ana Free" - (Tema: Black Tears).

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Concurso de docentes 2010/2011 (contratação) - Madeira.

Agradeço à colega C. Pires pela informação disponibilizada (e que peço desculpa por nem sempre fazer uso dela) relativa às Listas provisórias de candidatos admitidos ordenados e excluídos do concurso de contratação de educadores de infância e de professores dos Ensinos Básico e Secundário para o ano escolar 2010/2011.

Para acederem às mesmas (assim como ao boletim de reclamação), cliquem aqui.

Os colegas que concorreram para a Madeira não se devem esquecer que a fase de reclamação vai de 28 de Julho a 3 de Agosto.

E novidades?

Novos agrupamentos não têm suporte legal, acusa ANMP.

Comentário: E o suporte legal alguma vez foi impedimento para o Governo de Sócrates deixar de fazer o que quer que fosse?! Mais a mais, este tema já foi tão debatido na blogosfera que nem uma "meia novidade" consegue ser.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Calor... Muito calor...

Adoro dias limpos de nuvens... Gosto de sol... Mas depois vem o seu "companheiro" chato e que por regra lhe esta intrinsecamente associado por estes dias: o calor!

36ºC é a temperatura em Vila Real à hora a que escrevo este post. Ufaaa...

Nota: Eu sei que são os Tokio Hotel e tal... É do calor. Não liguem. ;)

Música dos "Tokio Hotel" - (Tema: Darkside Of The Sun).

Concurso de docentes 2010/2011 - Aplicação informática da Indicação da Componente Lectiva.

Como (quase) todos devem saber onde foi disponibilizada no sítio da DGRHE uma aplicação informática relativa à indicação da componente lectiva por parte das escolas. Esta aplicação estará disponível até 3 de Agosto (3.ª feira).

Foi também publicitada uma nota informativa relativa a esta aplicação, e que recomendo a leitura.

Agora a resposta à questão: Para quando a manifestação de preferências?

Bem, para mim, e tal como para o colega arlindovsky, apostaria no dia 4 ou 5 de Agosto para início de intervalo para a manifestação de preferências. Foi por estas e por outras que... férias a sério só mesmo na segunda quinzena. Já não arrisco!

Finalmente...


Lá entreguei os 31 exames... As notas não foram muito famosas, no entanto, nada de muito surpreendente quando estamos perante um exame nacional dotado de algum grau de subjectividade e com pelo menos uma questão aberta relativa a um tema que nem sequer fazia parte do programa.

Tecnicamente só entro de férias daqui a (mais ou menos) duas horas, mas já consigo respirar o odor da liberdade. E depois de um ano de intenso trabalho, que bem que me vão saber estas férias...

Ainda devo actualizar este blogue por mais 2 ou 3 semanas (a conta gotas) e depois encerro mesmo para "descanso do pessoal".

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Quase...

Acabei agora mesmo a "primeira vaga" de correcção dos "meus" 31 exames nacionais... Os itens de resposta fechada já estão verificados, confirmados e registados a vermelho.

Segue-se a verificação das questões de resposta aberta. Já lhes dei uma primeira "vista de olhos" com cotação "provisória", mas amanhã terei de ler tudo novamente. Estas estão a dar-me cabo da cabeça, e depois de uma tarde a ler e a reler, reconheço o meu K.O. mental. Actualizações, só mesmo quando terminar a correcção.

Bom fim-de-semana...

Música de "Lil Wayne ft. Nicki Minaj" - (Tema: Knockout).

quarta-feira, 21 de julho de 2010

(Provável) Nascimento da terceira ponte causa morte de uma escola.

Escola onde vai passar terceira ponte sobre o Tejo já não abre portas em Setembro.

Comentário: Por aquilo que se pode ler no artigo acima, a extinção desta escola apenas terá sido comunicada à mesma, em Abril. Leiam o artigo e pasmem-se com todo este processo foi conduzido pelo Ministério da Educação e pela sua filial, DREL... Vejam com particular atenção a última parte do artigo relativa aos "Docentes sem garantias". A prepotência com que as coisas continuam a ser feitas não consegue deixar de me surpreender.

"Efectivaram sem concurso".

"Boa tarde.

Antes que isto vire moda , temos que denunciar esta situação que é de uma ilegalidade tamanha:

A Escola Profissional de Artes e Ofícios da Batalha foi absorvida pela Escola Secundária da Batalha e os professores da Escola Profissional ficaram vinculados à Escola Secundária da Batalha através de despacho ministerial!!! Também se confirma que os contratados dessa escola profissional efectivaram, inclusivamente uma delas nem sequer tinha profissionalização, tendo-a concluído em Maio deste ano e outra tinha apenas um bacharelato.

Isto é um escândalo, ontem quando foi feita a distribuição de serviço para o próximo ano lectivo, as duas contratadas que estavam colocadas na Escola Secundária da Batalha nem sequer escolheram níveis, foi-lhes dito para saírem da reúnião já que não havia horário para elas.

Segundo consta a efectivação das ditas professoras foi ao abrigo da lei 12 A de 2008, que eu já estive a tentar perceber, mas sem grandes resultados. Esta situação deve ser investigada, nem sei como é que os sindicatos não se pronunciaram, já que este caso tem sido muito falado nos fóruns.

in
http://smartforum.educare.pt/index.php?id=141720"


Agradeço ao colega que me enviou o email com a referência que acima consta. Não é por desconfiança, mas como resultado de algum "calo", lá acabei por fazer uma pequena e rápida pesquisa na web sobre este assunto concreto. Encontrei algo interessante, e até será fácil de compreender, se lerem a questão (feita por 2 deputados do PCP) e a respectiva resposta (dada pelo Ministério da Educação). O problema desta "novidade" é que já tem algum tempo...

Actualização: Pelos vistos não fui o único a redigir um post neste sentido e com as mesmas referências. Fica aqui o link para o Blog DeAr Lindo, cuja leitura aconselho.

terça-feira, 20 de julho de 2010

São 31...

... 31 os exames que me couberam em sorte e sobre os quais jurei manter absoluto sigilo. É a primeira vez que corrijo exames nacionais. Tenho-os aqui à minha frente. Estou na fase de trancar espaços em branco e parece-me que esta será a fase mais "chata". Como curioso que sou (não muito), já ando a passar os olhos por algumas respostas. Até agora as caligrafias deverão ajudar-me.

Hoje não deverá dar para mais... Riscar, riscar, riscar... Ufa. Devo parar lá para as 23h. Tenho de os tratar bem. São os meus "bébés". Estou mesmo a torcer por estes exames e espero que nenhum deles necessite de fralda. ;)

Música dos "Keane feat K'NAAN" - (Tema: Stop For A Minute).

Termo de contrato "antecipado".

A situação de colegas contratados que estão a ser avisados (ou já o foram) que os seus contratos terminam em data anterior ao estipulado no contrato (por exemplo, 31 de Agosto) é por demais evidente e tem sido comentada por alguns colegas. Desconheço (por puro comodismo e porque a situação não me é suficientemente "próxima") qual o normativo legal em que as escolas/agrupamentos se estão a basear para o fazer, no entanto, se alguém me der uma dica até poderei elaborar um post um pouco mais esclarecedor.

No entanto (e finalmente, digo eu) aparece um sindicato (no caso, o
SPN) a alertar para esta situação. O que a seguir coloco, foi retirado do sítio desse sindicato:

"Têm surgido casos, um pouco por todo o país, de escolas a abordarem os docentes contratados, em substituição de docentes que ainda não regressaram ao serviço ou até se aposentaram, sendo-lhes comunicado, umas vezes pelo director, outras até pelos serviços administrativos, que os seus contratos já não terminarão a 31 de Agosto, como esperavam, mas sim em data anterior.

Ora, aconselhamos todos os docentes que sejam alvo deste procedimento a que não assinem nenhum documento que os possa vincular a uma decisão, sem que antes contactem o SPN, para análise de cada situação, pois a mesma poderá, muito provavelmente, ser objecto de contestação.

A Direcção do SPN"


O SPN até pode nem ser o vosso sindicato, no entanto, fica o conselho: Antes de assinarem o que quer que seja, contactem o sindicato que vos representa.

Com tanto tempo de preparação...

Exame de Biologia com erro científico.

Uma questão de Matemática está ao nível do 2.º ciclo, afirma SPM.

Comentário: Como vou ser corrector de exames nacionais de Biologia e Geologia, e sendo a reunião hoje, vamos ver se alguém faz referência aos supostos erros... Logo à noite já deverei ter novidades (ou não).

Tremenda injustiça, mas já esperada.

Professora prejudicada por ter sido mãe.

Comentário: Esta situação foi explorada e comentada neste blogue por diversas vezes. Uma colega (neste caso, contratada) que engravide é altamente prejudicada a nível profissional. É uma tremenda injustiça, para quem pretenda formar uma família. Mais, atrevendo-se a querer ter família, uma colega contratada pode perfeitamente deixar de o ser, ou seja, passa a desempregada. E porquê? Porque não é só não poder obter avaliações "de topo", mas sim o que daí advém. Da forma como a avaliação do desempenho está "embebida" nos concursos, a situação de recuo em centenas ou milhares de lugares é mais do que certa. E é nesse recuo que reside o desemprego, como muitos irão constatar quando aparecerem as listas de colocação em finais de Agosto.

É triste, e até certo ponto incompreensível, como é que não surgem mais relatos de situações como estas, quando eu conheço pessoalmente para aí mais umas três em idêntica situação. Deixa-se tudo para "mais tarde", e o "mais tarde" transforma-se em "nunca mais". Enfim...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ainda os "mega" e as suas consequências...

No Diário de Notícias a 19/07/2010: "Os funcionários das escolas que serão integradas nos novos mega-agrupamentos, nomeadamente os que trabalham nas secretarias, têm à partida o seu lugar seguro. Esta foi, pelo menos, a promessa feita aos sindicatos do sector pelo Ministério da Educação.
(...)
Também João Dias da Silva, da Federação Nacional de Educação (FNE) - estrutura que representa professores e não-docentes -, disse ao DN ter recebido "garantias" do Governo de que as fusões "não resultarão no encaminhamento de funcionários para o quadro de mobilidade especial".

em relação à situação dos professores destas escolas, o dirigente sindical confessou "alguma preocupação" com a possibilidade de alguns docentes verem reduzido o número de horas distribuídas, o que no caso dos contratados implica receber menos.

Os professores contratados, admitiu na quinta-feira Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), serão "os primeiros" a ser afectados, já que as escolas precisarão de recrutar menos gente.

"Num agrupamento de Viseu, dois colegas calcularam que, por cada 30 professores, podem ser reduzidos 15 horários", disse, lembrando que, além da concentração de recursos, "criando turmas maiores", as escolas verão reduzido o seu crédito global de horas para a componente não-lectiva. "Cada agrupamento tem direito a 80 horas semanais. Ao juntar três agrupamentos, o total dado aos professores dessas escolas desce de 240 para 80 horas."

Caso a fusão de agrupamentos se torne "a regra", Nogueira prevê que "muitos milhares de professores" fiquem sem emprego. Sobretudo os contratados a termo. O Ministério já disse que não esperava promover novas fusões no próximo ano lectivo, mas a questão não parece ter ficado completamente encerrada.

Contactado pelo DN, o Ministério da Educação informou que "estas e outras questões relacionadas com a reorganização da rede escolar serão alvo de comunicação oportuna", a ocorrer durante esta semana."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

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Comentário: Mais um artigo a alertar para o inevitável, mas que por aquilo que continuo a ler nos comentários, não é suficientemente relevante para ser levado a sério. Os "mega" foram gerados na altura certa... Julho! Mês fantástico para introduzir alterações fortes com a garantia de contestações fracas.
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Novidades no sítio da DGRHE...

Para além de mais uma mudança de organização do sítio da DGRHE (para mim, e mais uma vez, para pior), ficam duas novidades:

a) Aplicação para Mobilidade de Docentes para o ano escolar 2010/2011 (de 19 de Julho a 25 de Julho);

b) Actualização de listas e verbete - Manutenção da situação de doença ou deficiência.

De regresso...

...para mais uma semana de trabalho, com correcção de exames nacionais à mistura.

Música de "Midnight Oil" - (Tema: Beds Are Burning).

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Menos horários lectivos...

No sítio da TVI24 a 15/07/2010: "(...)«Os mega agrupamentos não corresponderam a uma lei, a um decreto-lei, a nada. Foi uma resolução do Conselho de Ministros que foi tomada no mês passado», disse.

Mário Nogueira sublinhou que não foi ouvida a opinião das escolas quanto a esta matéria: «Aqui não houve consulta, não houve diálogo, houve simplesmente informação da forma mais prepotente ao pior nível do que foi feito por equipas ministeriais anteriores», criticou.

O líder da Fenprof entende que o Governo «está disposto, para poupar, a poder ferir o trabalho, a organização, o funcionamento e as dinâmicas que hoje as escolas têm».

Como consequência, Mário Nogueira entende que, com esta medida, está posto em causa o posto de trabalho de «milhares de professores».

«Quando os mega agrupamentos forem a realidade em termos nacionais, eles conseguem com isso que milhares de horários nas escolas fossem reduzidos e isso significa, de facto, que milhares de professores ficarão sem emprego», avisou.

Acrescentou ainda que essa situação afectará primeiro os contratados e depois «com horários zero a aparecerem de uma forma brutal».

O Governo anunciou no início de Junho um processo de reordenamento da rede escolar, nomeadamente o encerramento de cerca de 500 escolas do primeiro ciclo com menos de 21 alunos, bem como a agregação de unidades de gestão (agrupamentos e escolas não agrupadas).

O secretário de Estado da Educação, João da Mata, anunciou hoje à agência Lusa que no início deste ano lectivo existiam 1179 unidades orgânicas, mas que a partir de Setembro serão menos cerca de 100. Acrescentou também que cada uma das novas unidades terá em média cerca de 1700 alunos."

Ver Artigo Completo (TVI24)

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Comentário: Não é necessário ser muito "dotado" de inteligência para compreender que os "Mega" irão implicar uma redução de horários lectivos disponíveis. Mas existem por aí alguns colegas, que ao contrário de se mostrarem apreensivos, até mostram alguma satisfação com a criação dos "Mega". Outros não mostram satisfação, no entanto, não consideram suficientemente relevante, em termos de redução dos horários lectivos. Os dilemas e problemas advindos dos "Mega" são vários, e este será um deles...

No entanto, proponho um exercício extremamente útil: A FENPROF poderia explicar e exemplificar de forma concreta como esta redução de horários será feita. Eu até poderia fazê-lo, mas preferia que fosse um sindicato a chegar-se "à frente".
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Avaliação e progressão em carreira dos docentes em funções fora das escolas ou sem turmas em fase de negociação.

Ministério e sindicatos discutem avaliação de professores em funções fora das escolas ou sem turmas.

Comentário: É necessário encontrar mecanismos que não prejudiquem estes colegas, mas também é essencial que se equilibrem esse mecanismos com a realidade dos outros professores, para não cairmos em injustiças (quer para uns, quer para os outros). Parece-me que o cerne da questão estará relacionado com a obrigatoriedade da observação de aulas, no caso da progressão aos 3.º e 5.º escalões e obtenção de classificações de "topo", algo que actualmente não se encontra solucionado para estes colegas.

Fiquei com uma dúvida: É aqui que os dirigentes sindicais a "tempo inteiro" se enquadram? É que procurei nos exemplos dados pelos sindicalistas no artigo acima, e não os encontrei...

Pequenas Grandes Ignorâncias.

O blog do Paulo Guinote publicou hoje este este post. Depois de o ter lido, bem como os respectivos comentários, chego à conclusão que entre os professores também existem algumas pequenas grandes ignorâncias, comuns ao resto da população portuguesa.
Falo do risco médio/elevado de várias catástrofes naturais a que Portugal está sujeito, e das respectivas medidas de prevenção.

Não só parecem ignorar esses riscos, como a memória é muito curta. Por exemplo Já se esqueceram do que aconteceu no passado mês de Fevereiro na Madeira.

Fenómenos naturais como o que aconteceu na Madeira, sismos (não se esqueçam que a zona da Grande Lisboa e o Algarve são zonas de risco sísmico relativamente elevado, e que a questão que se coloca é QUANDO vai ocorrer o próximo grande sismo), cheias, deslizamentos de terras (fenómeno que é muito favorecido pelos tradicionais incêndios), actividade vulcânica (nos Açores), entre outros fenómenos naturais, podem deixar populações isoladas por alguns dias.

Assim sendo, como CIDADÃO e PROFESSOR., só posso dizer que esta campanha não só é muito bem-vinda e actual, como está DÉCADAS atrasada.

Lamento que colegas “brinquem” com este tipo de campanhas, apenas porque é feita por um governo que não reúne as nossas simpatias.

Advogado do Diabo

Eleições para o Conselho das Escolas.

Directores 'dissidentes' querem liderar Conselho das Escolas.

Comentário: "Conselho das Escolas?! Isso a mim não me interessa nada...", dirão alguns. Mas atenção, que poderá ser mais relevante do que se pensa, principalmente quando estamos em plena etapa final da 1.ª fase de criação dos "Mega". Poderá ser também relevante em futuras iniciativas de contestação, se bem que, como sabemos, este Conselho tem um "poder" relativo que, se transformado em algo incómodo para o Governo, poderá ser rapidamente silenciado.

Veremos o que acontece, se ocorrer mudança séria e corajosa de rumo...

Cansaço acumulado.

A minha primeira experiência num secretariado de exames está a deixar-me KO. Para além do serviço "regular", o dia de hoje foi passado a "abrir" e "preencher" livros de termos... Uma tarefa profundamente desagradável, só atenuada pela tremenda simpatia das colegas com as quais faço equipa.

Esta música é para elas...

Música de "Mary J. Blige ft U2 " - (Tema: One).

terça-feira, 13 de julho de 2010

Onde estão os professores?

Nas últimas semanas muito tenho lido sobre a reorganização da rede escolar.

Tenho lido muitas críticas dos professores. Critica-se (para mim, relativamente pouco) a criação dos mega-agrupamentos, critica-se muito a tardia luta dos pais e directores, critica-se os sindicatos por se unirem a antigos “inimigos” e a acções dos sindicatos.

Ou seja, criticamos tudo e todos, mas o que estamos a fazer além de estar sentado no sofá/cadeira/cadeirão a criticar tudo e todos?

A resposta é praticamente nada. E aqui o praticamente deve-se a pequenas excepções, muito localizadas.

Parece patético. Em vez de nos unirmos a essa luta, olhamos para o passado e criticamos.

Nós, professores, uns dos que, no imediato, vão ser mais afectados por estas medidas, não só nada fazemos, como criticamos aqueles que estão a tentar fazer alguma coisa.

Colegas, que tal esquecer o passado e aproveitar a situação actual para voltar a chamar a atenção para outras lutas, mais ou menos, relacionadas com as actuais?

Advogado do Diabo

Renovação da colocação para colegas contratados vs manifestação de preferências.

Existe algo para o qual eu julgo que poucos colegas contratados estarão devidamente informados, alertados, e por consequência, atentos e que está relacionado com a renovação de contrato. A questão é colocada desta forma: Existe garantia a 100% de que um colega contratado poderá renovar o seu contrato por mais um ano?

A resposta é: Não! Não existe uma garantia de 100%. E eu passo a explicar, começando pela legislação que regulamenta o concurso de professores, ou seja, o Decreto-Lei n.º 51/2009, de 27 de Fevereiro. Vejamos o que refere o artigo 54.º (Contratação) no seu ponto 5 (condições para a renovação de colocação):


"5 — A renovação da colocação é precedida de apresentação a concurso, dependendo do preenchimento cumulativo dos seguintes requisitos:
a) Inexistência de docentes dos quadros na bolsa de recrutamento, com ausência de componente lectiva no grupo de recrutamento a concurso e que tenham manifestado preferência por esse agrupamento de escolas ou escola não agrupada;
b) Manutenção de horário lectivo completo;
c) Avaliação de desempenho com classificação mínima de Bom;
d) Concordância expressa da escola e do candidato relativamente à renovação do contrato."


Vou tentar simplificar o que consta acima, para que vocês compreendam o que eu quero dizer: as colocações efectuadas em 2009-2010, em horário anual, completo ou completado, até 31 de Dezembro de 2009, poderão ser renovadas se se verificarem de forma cumulativa todas as condições acima colocadas. Até aqui... Nada de mais. Mas vamos "esmiuçar", começando de baixo para cima:

- Concordância da escola e do candidato: depende da escola e do colega contratado, como tal, as variáveis são rapidamente esclarecidas;

- Avaliação de desempenho: aqui ninguém tem dúvidas. A avaliação é conhecida e com antecedência suficiente;

- Manutenção de horário lectivo completo: é uma variável que é esclarecida após as matrículas (entre outros factores);

- Inexistência de colegas dos quadros em DACL que tenham concorrido para essa escola/agrupamento: é exactamente este o factor que poderá impedir os colegas contratados de se manterem na escola. É a única variável que vocês não irão conhecer até saírem as listas de colocação. E eu dou-vos o meu exemplo: vamos imaginar que na minha escola não possuem componente lectiva para mim. Como "sou" DACL terei de "ir a concurso". E quais são as implicações disto para um colega contratado que esteja no concelho de Vila Real? As implicações são: Mesmo com a concordância da escola, mínimo de Bom na avaliação e horário completo para o próximo ano lectivo, se eu concorrer para uma escola onde esteja um colega contratado ele terá de "saltar" dessa escola.

Por mais que um director vos assegure que têm o contrato renovado por mais um ano, isso pode não acontecer, e não foi por má vontade do director nem o mesmo pode ser apelidado de mentiroso. A "culpa" é da legislação e quanto a isso nada há a fazer. Assim, o meu conselho é:

Mesmo com a garantia de um director que o vosso contrato será renovado, estabeleçam as vossas preferências com segurança, ou seja, abrangendo o maior número de hipóteses possível e de acordo com as vossas pretensões de trabalho. Como diz o colega "Advogado do Diabo" esperem sempre pelo melhor, mas concorram sempre pensando no pior.

Espero que este post sirva para abrir os olhos a alguns...

Bom dia...

Música de "Charice featuring Iyaz" - (Tema: Pyramid).

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Próxima fase concursal.

Tenho recebidos diversos emails de colegas preocupados com o "atraso" da próxima fase concursal, ou seja, com a manifestação de preferências. Conforme já tive oportunidade de escrever neste blogue, não considero que exista, a esta altura, qualquer atraso. Bem sei que não existe nenhum calendário oficial, no entanto, se quisermos considerar um oficioso não publicado nem divulgado, diria que até final do mês de Julho ainda estamos perfeitamente dentro de prazo. Mais, se for no início de Agosto também não seria inédito.

Aceitam-se previsões fundamentadas... Quem se quer chegar à frente com apostas?

Actualização (23h18m): Cliquem aqui para acederem a um documento elaborado pela DGRHE e relativo ao Concurso de Professores 2010/2011. Depois sigam até à página 20...

Contestação em fase de agrupamento.

Conselho de Escolas pede suspensão do processo de reagrupamento.

Comentário: Parece-me que só agora a contestação aos "Mega" está em velocidade cruzeiro... Demorou... Talvez demasiado, principalmente quando estamos prestes a terminar a 1.ª fase de criação de "Megas". Veremos o que acontece na 2.ª fase.

Prolongamento...

TAF de Beja aceitou recurso apresentado pela FENPROF.

Comentário: O TAF de Beja aceitou o recurso da FENPROF relativo à consideração da avaliação na graduação para efeitos de concurso. Não sei bem porquê, mas era capaz de jurar que esta situação é bem capaz de acelerar a próxima fase concursal (ou seja, a manifestação de preferências).

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Exames Nacionais 2010 (1.ª fase).

Se clicarem neste link poderão ter acesso aos resultados de Exames Nacionais da 1ª Fase, por disciplina, via Portal do Governo.

Para encontrarem mais alguma informação útil (ou talvez não), deixo-vos com alguns artigos de imprensa que seleccionei:

Notas das provas foram mais baixas do que as das aulas (Público)

Alunos saíram-se pior a Português do que a Matemática (Público)

Médias caíram em metade dos exames (DN)

Um quarto dos alunos reprovou a Física e Química A (Público)

Balanço do ministério deixa de fora autopropostos (Público)

Hoje... Amanhã poderá ser diferente.

Confap quer impedir criação de mega agrupamentos de escolas.

Comentário: Não vale começar já a mandar "foguetes", pois ainda não é a posição formal.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mais uma música de Verão...

... para ajudar a refrescar a noite.

Até amanhã.

Música de "Ian Carey" - (Tema: S.O.S.).

Para todos reflectirem...

Onde Estão os Professores Contratados?

Comentário: Um post frontal do autor do blogue "Secos & Molhados" que por ter merecido discussão cá em casa, acabou por tornar inevitável a sua divulgação.

Aconselho a leitura atenta...

Compromissos e ameaças...

No sítio do IOL Diário a 08/07/2010: "O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) advertiu esta quinta-feira o Governo de que os compromissos assumidos com os docentes são para cumprir, caso contrário avançarão para novas formas de luta a partir de Setembro, noticia a Lusa.
(...)
O sindicalista referiu o exemplo «do compromisso» de realização de um concurso para ingresso de professores nos quadros das escolas, com o objectivo da «estabilização das pessoas e também das escolas».

«Quando ouvimos o ministro das Finanças dizer que vai congelar admissões na Função Pública, temos de perceber que alguma coisa está a ser feita no sentido de não honrar compromissos, de não respeitar promessas, de não respeitar acordos que foram feitos», observou.

No entendimento do coordenador da FENPROF não foram assinados acordos «para que quando a carreira entrasse em vigor fosse congelada», nem para um «concurso de integração para esse concurso não se realizar».

«Como confiamos na boa fé das pessoas, eu quero crer que quando ouvimos falar de determinado tipo de medidas, quem nelas fala sabe que tem certo tipo de compromissos a honrar e que os vai honrar», declarou.
(...)
Durante o plenário, Mário Nogueira alertou os professores para a necessidade de «lutar pelas questões específicas, mas também pelas questões gerais».

As contratações de professores, as alterações ao Estatuto da Carreira Docente, o PEC, o encerramento das escolas com menos de 21 alunos e a formação dos «mega agrupamentos» são questões que afectam o bom exercício da profissão, considerou Mário Nogueira.

«Estão a criar-se condições para desvalorizar ainda mais a Educação», concluiu, frisando tratar-se de algo que tem um impacto forte no futuro do país, na sua competitividade e na desertificação do território."

Ver Artigo Completo (IOL Diário)

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Comentário: Se for para avançar com novas formas de luta, até acho bem... Novas formas de luta... Se for para avançar com mais da mesma fórmula, então aí é melhor pensarem duas vezes antes de "ameaçarem" quem quer que seja. Os sindicalistas que não se esqueçam que uma fatia importante da nossa classe profissional poderá não aderir em força às "formas de luta", pois havia um problema que agora já não existe, e que é a divisão da carreira.

Quanto ao compromisso do governo em realizar concursos para o ano, permitindo a "entrada" de colegas contratados nos quadros, o meu grau de cepticismo é realmente elevado pois não acredito que mesmo a existir concurso, o Governo permita novas entradas ou novas entradas em quadro em quantidades realmente necessárias. E se for como a reforma curricular, Isabel Alçada diz uma coisa em 2009 e outra em 2010. O Ministro da Educação permanece o mesmo... Porquê acreditar na boa fé dele, senhor Mário Nogueira?
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quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mais uma recomendação...

No Público a 07/07/2010: "A Assembleia da República recomenda ao Governo que “o factor avaliação de desempenho não interfira na graduação profissional” dos professores. A resolução, que tinha sido proposta pelo CDS-PP, foi hoje publicada em Diário da República e é assinada pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. Não tem, contudo, qualquer carácter vinculativo.

O Parlamento aprovou a resolução do CDS-PP a 20 de Maio. Na altura, o documento mereceu os votos favoráveis do PSD, CDS-PP, BE, PCP e PEV. Só o PS votou contra. Contudo, apenas um dia depois de a resolução ter sido aprovada, a ministra da Educação, Isabel Alçada, desvalorizou a recomendação do Governo e afirmou que, “de acordo com a legislação em vigor, a avaliação é um dos critérios para o concurso e para a progressão na carreira”. (...)"

Ver Artigo Completo (Público)

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Comentário: Mais uma daquelas recomendações (similar a esta, relativa à integração excepcional dos professores contratados com mais de 10 anos de serviço) que tem destino certo e que infelizmente, não passa pela consideração por parte do Governo. E se nestes concursos (2010/2011) não terá mesmo qualquer influência, também não creio que venha a ter em próximos concursos (a existirem).

A consideração da avaliação na graduação profissional interessa ao Ministério da Educação, e não é com recomendações ou resoluções que esta problema será resolvido. Seria relevante que a Assembleia da República enveredasse por outras soluções, um pouco mais assertivas.

A recomendação é a que podem ver na imagem a seguir (para acederem ao documento em pdf, cliquem na imagem):

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Calendário escolar e organização do ano lectivo 2010/2011.

Se clicarem nos links abaixo poderão aceder aos despachos do Gabinete da Ministra, relativos ao calendário escolar (Despacho n.º 11120-A/2010) e organização do ano lectivo (Despacho n.º 11120-B/2010) para 2010/2011.

- Despacho n.º 11120-A/2010
- Despacho n.º 11120-B/2010

O calendário escolar para 2010/2011 é o que se segue:

terça-feira, 6 de julho de 2010

Calor insuportável...

E já é quase meia-noite.

Vai ser bonito para adormecer. Decididamente tenho de arranjar um aparelho de ar condicionado para o quarto. ;)

Música de "Rihanna ft. Jeezy" - (Tema: Hard).

O futuro passa por levar os "Mega" a tribunal?

Fenprof apoia quem queira levar a tribunal “mega agrupamentos” de escolas.

Comentário: Mário Nogueira afirmou que a FENPROF irá apoiar os directores e conselhos gerais que pretendam avançar com processos em tribunal relacionados com a constituição dos "Mega". Veremos quantos aceitam esta oferta... Aquilo que me chega à caixa de correio electrónica não reflecte tanto a preocupação dos directores com a eventual ilegalidade da situação, o número excessivo de alunos, o provável decréscimo de docentes necessários e outras coisas que tais (e que para nós seriam o cerne da questão), mas sim o "contar" espingardas, o verificar "apoios" e o confirmar se se conseguem manter no poleiro este ano ou o ano a seguir. Enfim... A perda dos "poleiros" pode ser algo tramado, principalmente se estivermos a falar de alguém que no passado abusou do poder e que, compreensivelmente, terá todo o receio de voltar à base.

Existem outros casos, eu conheço pelo menos dois (de real preocupação com o eventual deterioramento das condições educativas), que são de louvar e que espero se venham a manter na liderança dos "Mega".

Reforma adiada...

Governo adiou reforma curricular do 7.º ao 9.º ano do ensino básico.

Comentário: Um adiamento nada surpreendente ou inesperado, mas que contrasta com a pressa da formação dos "Mega". Para além disso, comprova que não é bem a Ministra da Educação quem decide, pois Isabel Alçada em Dezembro afirmou que iria ser feita uma reforma curricular e agora dá o dito pelo não dito.

Nora: Não invejo nada a vida de testa-de-ferro.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

"Fusões" quase concluídas...

No Jornal de Notícias a 05/07/2010: "Directores, sindicalistas e autarcas consideram que o processo de fusão de agrupamentos com secundárias está “ferido de legalidade”. Os docentes temem privatizações e desemprego. O Ministério garante que já não serão feitas mais propostas de agregação este ano.

Não serão apresentadas mais propostas de agregação para o próximo ano lectivo”. O processo está, para já, “concluído” e o impacto “na rede é de aproximadamente 8%”, garantiu ontem ao JN o secretário de Estado da Educação. Docentes e autarcas acusam ME de impor a fusão sem ouvir parceiros, João da Mata alega que fez 18 reuniões (uma por distrito) e que as negociações são conduzidas pelas direcções regionais.
(...)
O problema não é o princípio - que determina a fusão mas a forma como o ME está a “impor” a medida: 1 de Agosto é o prazo indicado para a criação dos novos agrupamentos; há escolas que distam quilómetros da sede do agrupamento e a reorganização “está a ser desenhada centralmente” sem critérios além do limite de alunos (3000). Há petições e abaixo-assinados a circular entre as escolas; e múltiplas reuniões nos municípios para que os autarcas pressionem o ME. Todos acusam: as cartas educativas não estão a ser respeitadas.
(...)
O processo, argumenta o secretário-geral da Fenprof, permitirá a transferência de alunos e professores dentro do agrupamento, de modo a concentrá-los no mesmo edifício; a “poupança” nos membros das direcções, que recebem suplemento remuneratório, “e nos coordenadores de departamento”, com redução de horário.(...)."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

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Comentário: Reparem na data limite de criação dos "Mega": 1 de Agosto! Em 3 semanas estes novos "gigantones" educativos terão de estar prontos. Depois vem o mês de Agosto e tudo terá de estar a funcionar... Se pensarmos nas mudanças de logística que todo este processo irá obrigar, na formulação de projectos educativos e outros documentos essenciais, na reorganização dos departamentos, apenas para referir alguns exemplos, não pode deixar de se colocar a questão: Como é que é isto possível de concretizar em tão pouco tempo? Reformulando: Como é possível concretizar de forma minimamente eficaz este "ajuntamentos" inconsequentes?
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sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bom fim-de-semana.

Esta semana foi intensa de novidades (a maioria delas, bastante negativas). Creio que nos próximos dias, mais pormenores se saberão relativamente a diversos temas. Quanto aos concursos, e para dar uma resposta rápida às dezenas de emails que tenho recebido, creio que a manifestação de preferência só mesmo a partir da segunda quinzena desta mês.

Aproveitem estes dois dias para descansar.

Música dos "Train" - (Tema: Hey, Soul Sister).

Listas de Manutenção do DCE (2010).

As listas que se seguem já foram publicitadas ontem, no entanto, por falta de tempo e distracção acabei por não referir este facto. Assim, e como mais vale tarde que nunca, seguem-se os links relativos à manutenção e não manutenção da situação de doença ou deficiência para o ano lectivo 2010/2011:

- Listas de manutenção DCE;

- Listas de não manutenção DCE;

- Nota Informativa.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Faltam despachos no "novo" modelo de avaliação.

A situação que se segue, passou-me completamente ao lado, no entanto, não passou ao lado do colega FD. É uma situação que releva para os colegas contratados e que deverá ser solucionado o mais rapidamente possível. Leiam o alerta do FD:

"Alerto para a questão de estar em falta o despacho do membro do Governo que aprova a ficha de avaliação global e define as regras e padrões do relatório de auto-avaliação (conferir ponto 4, do artigo 20º, do DR 2/2010 e ponto 3, do artigo 17º do mesmo DR) sem o qual a avaliação dos professores contratados não poderá ser realizada uma vez que os DR 2/2008, DR 11/2008, DR 1-A/2009 e DR 15/2009 foram revogados e as disposições finais e transitórias quer do DL 75/2010, quer do DR 2/2010 não prevê esta situação."

Futurologia?

Concurso de professores «sério obstáculo» ao aprofundamento da autonomia das escolas .

Comentário: "O concurso nacional de professores é, e será, um obstáculo sério a qualquer tentativa de aprofundamento da autonomia das escolas, bem como a qualquer tentativa de desenvolvimento de instrumentos mais modernos de gestão descentralizada", afirma Maria de Lurdes Rodrigues no seu livro. Não deixa de ser curioso que no meio de tanta página, esta parte sirva de título para um artigo.