segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Greve às aulas assistidas até ao Carnaval.

No "Sol" a 12/01/2008: "A Plataforma Sindical dos Professores entrega, esta segunda-feira, um novo pré-aviso de greve ao Ministério da Educação. Depois da greve de dia 19, os docentes prometem continuar a luta, através de um boicote às aulas assistidas.

Durante o mês que falta até às férias do Carnaval, os professores vão fazer greve às aulas assistidas, previstas no modelo de avaliação do desempenho dos docentes para os profissionais que desejam concorrer às quotas de Muito Bom e Excelente.

O pré-aviso será entregue, esta segunda-feira, ao Ministério da Educação e prevê que este boicote às aulas observadas se inicie no dia 20 – logo a seguir à greve geral convocada para próxima segunda-feira – e termine só no dia 20 de Fevereiro.

Em comunicado, a Plataforma explica a necessidade deste protesto com o facto de os professores avaliadores estarem obrigados a assistir às aulas, sempre que os avaliados assim o requeiram.

«Os avaliadores, ainda que discordando desse modelo, estarão obrigados a essa tarefa, excepto se, no momento da sua concretização, se encontrarem em greve» , justificam os sindicalistas.

Além da greve convocada para o dia 19 e que os sindicatos anunciam que será «a maior de sempre», os protestos contra o modelo de avaliação do desempenho dos professores e o Estatuto da Carreira Docente multiplicam-se nos próximos dias.

Na terça-feira, realiza-se em todas as escolas do país uma jornada de luta e reflexão sobre as políticas de Maria de Lurdes Rodrigues – convocada pelos sindicatos – e no dia 24 os movimentos cívicos de professores concentram-se à porta do Palácio de Belém, para chamar a atenção do Presidente da República para os problemas da Educação.

Também em preparação está um encontro nacional de escolas em luta. A reunião está a ser organizada pela Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino (APEDE), juntamente com outros movimentos de docentes, mas o local ainda está por definir.

Entretanto, hoje, os cerca de 100 presidentes de conselhos executivos, que se reuniram este sábado em Santarém, deverão entregar à ministra da Educação um documento para pedir a suspensão da avaliação."

Ver Artigo Completo (Sol)

------------------------
Comentário: A confusão que esta greve às aulas assistidas vai dar! Ui... Nem quero imaginar. Mas esta iniciativa da Plataforma Sindical, exige uma reflexão mais atenta. Daqui a uns 10 minutos já a coloco aqui no blogue.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário