quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Os avaliadores externos e os pedidos de escusa

Desde ontem que se encontra disponível, no SIGRHE, a aplicação relativa à "Bolsa de Avaliadores Externos", "destinada aos AE/ENA e CFAE, com o objetivo de otimizar e agilizar o processo de seleção/atualização/ distribuição dos avaliadores externos, assim como os pedidos de escusa apresentados pelos docentes". Se quiserem dar uma "vista de olhos" ao manual, é só clicarem AQUI.

No que concerne a eventuais pedidos de escusa, deixo-vos com algumas informações que poderão ser relevantes:

a) Os pedidos de escusa deverão ser sustentados no artigo 73.º do Código de Procedimento Administrativo (acolá);

b) Tendo em conta que possuem 5000 caracteres para a fundamentação, poderão ainda recorrer a outros argumentos, como por exemplo:
- ausência de formação específica que capacite para a função de avaliador externo;
- a formação pedagógica detida apenas ter como objetivo avaliar alunos e não a avaliação de professores;
- incapacidade para aferir elementos sustáveis e fiáveis de proficiência no desempenho da atividade de um professor, em apenas duas aulas observadas.

Poderão ser utilizados outros argumentos que são facilmente pesquisáveis na internet, basta utilizarem os termos "escusa", "avaliador externo" e "professores". O "não" é garantido, como tal, não há nada a perder, e dessa forma acabam por corresponsabilizar quem indeferiu o vosso pedido, por eventual situação que possa ocorrer a jusante.

2 comentários:

  1. Se continuar esta recusa dos colegas em contribuir para a avaliação dos seus pares, facilmente será delegada a função nas instituições de ensino superior!

    ResponderEliminar
  2. E a ser assim, não me parece que fiquemos melhor, já que os professores do superior, na sua maioria, são uma nódoa em termos pedagógicos,são arrogantes e impossíveis de aturar.

    ResponderEliminar