segunda-feira, 29 de abril de 2013

A confirmação...

Escolas podem renovar contrato  

Comentário: Existiam algumas dúvidas relativamente à possibilidade de renovação contratual dos professores recrutados por contratação de escola, algo que agora aparece esclarecido no artigo cujo link coloquei acima. Esta "medida" ministerial (que já é conhecida desde que o normativo legal que rege os concursos foi aprovado a 27 de junho de 2012), prejudica - e bem - os colegas mais graduados que conseguiram colocação por contratação inicial.

Obviamente que serão poucos ou nenhuns aqueles que estarão em condições de renovar, mas não deixa de ser muito injusto. Mais um ponto de clivagem no seio da nossa classe. O MEC sabe exatamente onde "tocar".

18 comentários:

  1. É mais um daqueles disparates! É mais um motivo de guerras e desunião...

    ResponderEliminar
  2. nem merece comentários :(

    ResponderEliminar
  3. Absolutamente inadmissível! Deixa-me perplexa a falta de rigor e de honestidade a que submetem a nossa classe! Sou do grupo 110 - QZP 7 e fui obrigada, na candidatura, a selecionar um agrupamento num outro QZP para além daquele a que pertenço! Havendo lugar no meu agrupamento e tendo em conta a minha graduação/tempo de serviço e já lá vão 12 anos, o correto seria a minha recondução. Fui professora contratada e recordo bem as adversidades que enfrentei, mas nunca, em circunstância alguma, ultrapassei um docente do quadro em situação concursal. Todos sabemos a pretensão do ME: dividir para reinar! VERGONHOSO!!!!

    ResponderEliminar
  4. Ficaste melhor que eu que sou do quadro de agrupamento. No passado concurso entrei para o quadro e QZP's que estavam menos graduados ficaram onde queriam tendo eu que me sujeitar às vagas que sobraram. Fui o penúltimo a nível nacional a entrar. Graças a Deus que entrei e fiz o sacrifício de ir para longe, pelo menos agora só tenho que concorrer aos agrupementos que me interessam. Todos temos que passar por sacrifícios e cada vez mais. Ontem fui eu, hoje és tu. É a vida.

    ResponderEliminar
  5. E numa TEIP onde tem havido reconduções porque colegas entraram em contratação inicial antes de ser TEIP também vão renovar? Esta situação existe. Reparem que, dentro do mesmo agrupamento TEIP, vão existir alguns professores com possibilidade de renovar porque entraram em Contratação de Escola e outros não vão renovar porque entraram por contratação inicial. Onde está a lógica disto?

    ResponderEliminar
  6. Viva.
    Ora aqui mais uma Excelente notícia...para alguns!

    isto ou é politiquice ou sindicalice. Não há mesmo nada a dizer, mas fica-nos muito por fazer!

    ResponderEliminar
  7. Qual QZP, qual QA, qual contratado? A questão é que (por norma) quem está em escolas TEIP é porque não tem graduação suficiente para ser colocado através das ciclicas, ou porque (tendo ficado nas ciclicas) recebeu convite para ir para uma TEIP. Eu sei do que falo, dado que conheço quem tenha ficado (por sinal bem mal colocado) e depois anulou a colocação da cíclica (sem nenhuma penalização) para ir para uma TEIP. Pior ainda: Nesses mesmos anos foi avaliada e tirou excelente (na minha escola não tirava, porque ninguém lhe dava (nem com cota) e passou dois pontos na graduação à frente de muita gente! São estas as injustiças que se criam! Renovar por mérito? se calhar sim, mas que a seleção não seja feita da forma vergonhosa e escandalosa como tem acontecido (na maior parte dos casos!) Não têm de ser pesados todos pela mesma medida, mas (grosso modo) é o que se passa nas TEIP, aliás, tal como acontece na intervenção precoce! Estas são as melhores formas de ter e manter grandes amigos...ou não???

    ResponderEliminar
  8. Não sei se serão assim tão poucos a renovar... nas TEIP faz-se de tudo!
    18 anos e continuo a ver gente a passar à frente...

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, peço desculpa mas as escolas vão poder renovar com contratados antes do concurso interno? Poderá um contratado ocupar uma vaga que poderia ser para um professor de quadro? Não quero alimentar guerras porque devemos estar todos unidos, mas se realmente se isto for verdade, ultrapassa tudo. Então para quê ser professor do quadro? Obrigada.

    ResponderEliminar
  10. O factor amizade vai funcionar de novo (sublinho "de novo") e os cálculos já devem estar feitos. Oculta-se o acesso à informação sobre a existência de componente lectiva e reserva-se para os que hão-de ser reconduzidos. Não é novidade.

    ResponderEliminar
  11. CORRUPÇÃO!!!...CORRUPÇÃO!!!...CORRUPÇÃO!!!...
    É desta forma, que, cada vez de forma mais evidente, desde os últimos 10 anos, se exerce a profissão de professor em Portugal...
    CORRUPÇÃO!!!...CORRUPÇÃO!!!...É este o modelo...

    ResponderEliminar
  12. Quando dizemos BASTA?????!!!!!!!!!!...

    ResponderEliminar
  13. É isto que pretendemos para os futuros cidadãos??!!!...

    ResponderEliminar
  14. Afinal quem são os potenciais contratados que estão em condições de serem renovado? Há alguma data específica até à qual podem renovar?

    ResponderEliminar
  15. Sou totalmente contra. Mas calminha colegas de quadro. Nenhum contratado irá passar à frente de alguém de quadro e nunca passou. As renovações só foram e serão possíveis quando ninguém de quadro concorre para esse horário. Tanta confusão nalgumas cabeças menos atentas a estes problemas.

    ResponderEliminar
  16. Sou contratado, infelizmente conheço bem as realidades das renovações e sim, concordo com a OLGA C, mais com o alargamento dos QPZ em vigor, acho que tal não será mesmo possível - se acontecer é denuncia para cima - estejamos atentos, pois, como alguém disse, ocultando alguma informação é possível talvez "renovar", nem que seja, fazendo um novo contrato. Atenção à data de colocação do candidato em possível renovação - 1 de setembro de 2012, caso contrário, não pode renovar - logo, são mesmo poucos os que estarão em condições para que tal aconteça, no entanto, nada como termos todos os olhos nas colocações, nas desistências e principalmente nas realidades que vamos conhecendo - até breve, bons concursos e excelentes colocações.

    ResponderEliminar
  17. Os professores contratados podem renovar enquanto a cunha durar.

    Alem disso o MEC (ministerio da educaçao) neste caso é deseducação, tem professores contratados mais BARATOS que os do QZP, portanto nao se deve incomodar muito.

    Revolta-te a sério, nao saem de lá , ano gerem o pais, sao corruptos e roubam a tordo a diretito, manipulam as forçlas de segurança os robots, em prol deles, so temos uma solução, afundarmos o pais , eles nao saem do barco, nós nao temos nada a peder e afundamos isto tudo.

    Noa votem, nao coloquem dinheiro em bancos portugueses, , nao paguem, e outros subterfugios, usem a pouca inteligencia que ainda vos restam e a pouca dignidde que vos resta tambem.

    ResponderEliminar