segunda-feira, 16 de julho de 2012

Concurso nacional de docente 2012/2013 - Manifestação de preferências para mobilidade interna

Para acederem à aplicação relativa à manifestação de preferências, para o concurso de mobilidade interna, cliquem na imagem abaixo.


Nota: Antes de fazerem alguma "asneira", não se esqueçam de ler e analisar com muita atenção, os documentos que disponibilizei aqui, assim como o aviso de abertura e o Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho.

33 comentários:

  1. Bom Dia!

    Tenho apenas uma pequena dúvida. Este ano é o meu primeiro ano de concurso. Tenho de manifestar preferências na fase para a contratação, dia 23 de Julho, correcto?

    Obrigada
    Andreia Silva

    ResponderEliminar
  2. Alguem sabe quando é que começam as ofertas de escola para o grupo 510?

    ResponderEliminar
  3. Estou completamente baralhada: escola de provimento, escola de colocação, escola de origem... Afinal qual é qual, alguém me pode esclarecer?

    ResponderEliminar
  4. Cidreira,
    Leia as instruções do manual.
    Parece-me que está lá a resposta.

    ResponderEliminar
  5. No meu entender:
    escola de provimento onde está efetiva
    escola de colocação onde está destacada

    Já agora alguém que esclareça a seguinte questão agradecia:

    O que significa "concelho de vinculação"? Refere-se ao concelho da escola de provimento? Ou ao concelho da escola de destacamento?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Sou Quadro de Agrupamento tendo estado destacada por aproximação à residência. Uma vez que fiquei sem componente letiva , serei obrigada a colocar nas preferências as escolas do concelho do meu quadro de agrupamento?

    ResponderEliminar
  7. Caro colega,
    Estou a um (ano) passo de não ter horário. A colega que está depois já foi indicada para concorrer... A próxima sou eu!

    Pertenço ao grupo 430 (economia e contabilidade) que está a ficar sem saída relativamente ao cursos profissionais (a rede escolar reduziu um nº significativo de cursos - assegurados por este grupo de recrutamento e não só). Ora com base quer na notícia publicada no «Expresso» quer no que tenho ouvido, as minhas questões são:

    * Se não conseguir provimento em nenhuma escola - o que acontece?
    * Qual a lei que define os 2 anos c/ horário zero - regime de mobilidade?
    * Poderei concorrer (na mobilidade interna) para outro grupo de recrutamento - para o qual tenho apenas habilitação própria (mas não habilitação profissional)?

    Escusado será dizer, que tenho 50 anos e mais de 20 anos de serviço...

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde! Como já não concorro há algum tempo queria saber o que é o documento de Identificação e o número do documento? É o B.I. ou o C.C. e o seu respetivo número?
    Obrigado!
    Sílvia

    ResponderEliminar
  9. boa tarde colegas! Para quem souber responder: os intervalos de horários para o concurso de contratados será de acordo com o antigo decreto (4 intervalos) ou com o novo (três intervalos). Obrigado e boa sorte para todos.

    ResponderEliminar
  10. Bom tarde,
    Duas questões:
    Estou a tentar ordenar as escolas pela lista de códigos que saiu esta manha, mas não encontro os códigos de duas escolas de Águeda que não agruparam…(na antiga lista de códigos de 16 Abril aparecem …) que são o agrupamento de escolas de Valongo do Vouga (TEIP) e o Agrupamento de Escolas de Águeda. Na atual lista só aparece o recente mega agrupamento que foi formado, e a escola Secundária Adolfo Portela, as outras duas escolas que mencionei não aparecem, concorro a essas duas escolas com os códigos de 16 de Abril??
    No primeiro campo da candidatura eletrónica (Identificação do Candidato) quando me inscrevi pela primeira vez tinha BI agora tenho cartão do cidadão (o nº de identificação civil é o mesmo apenas com o acréscimo de algumas letras que aparecem no Cartão do Cidadão). Deixo ficar com a identificação que sempre esteve ou contacto os serviços da DGRHE ?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  11. Quando faço a parte de verificar preferencias estoira com a aplicação dando mensagem de erro.... isto está bonito está

    ResponderEliminar
  12. Em resposta a alguém lá para cima:

    Escola de provimento= onde se está efetivo

    Escola de colocação= onde se está destacado

    ResponderEliminar
  13. Só me falta preencher um campo 4.1.1 situação.

    Sou Quadro de Escola Não Agrupada e este é o primeiro ano que estou em mobilidade por ter menos de 6 horas.

    As opções no campo (4.1.1 situação) são: horário zero, Mobilidade 2011/2012, colocação admnistrativa, colocado ao abrigo de..., outras situações.
    Estou em dúvida qual será a minha situação.

    ResponderEliminar
  14. Mário,
    eu telefonei para a minha escola para confirmar a minha situação. Faz o mesmo.

    ResponderEliminar
  15. Novo documento na área de Concursos: "Sinopse da Candidatura..."

    Muito importante para o preenchimento dos campos 2.2 referentes à escola de provimento e colocação.

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde a todos
    Já submeti a minha candidatura à mobilidade interna. No final aparece o recibo de candidatura para impressão. Quando imprimi não aparece o quadro das minha preferencias... Na aplicação eletrónica vejo as preferencias mas no recibo não aparecem...
    Alguem já submeteu????

    ResponderEliminar
  17. Sou QZP, sem componente letiva. No quadro 7 só posso colocar escolas do meu quadro pedagógico ? Alguém me pode ajudar.

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde

    Sou Horário Zero (16 anos de serviço).
    Ingles ou Educação Especial? Onde haverá mais hipóteses de colocação?

    ResponderEliminar
  19. Olá a todos e desde já boa sorte também... as minha questões são as seguinte:
    1º- Sou QE, sem as 6 horas, e estou na escola a que pertenço ao quadro, logo estou provido nela e exerço também nela? Certo? O código será o mesmo? Certo?
    2º Quem concorre com habilitação própria o tempo de serviço é o total... antes+depois=total? Certo?
    3º Como QE sem horário só sou obrigado a concorrer às escolas da meu concelho? Certo?
    Último no campo 5.2.2.2 o escalão dos licenciados será o 1, por habilitação própria? Certo?

    ResponderEliminar
  20. naohapachorra ...se quiseres pode concorrer a mais e a tua situação é bem diferente da minha QE, e está bem explícita no art.º9 ponto 4, cuidado...
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  21. Olá Rogério... Também fiquei com dúvidas. Aliás sou de um QZP e no concurso de 2009 fiquei colocada numa escola de um outro QZP, no campo 2.2.2, qual é o QZP que se coloca? Não percebi o campo 7 e o 7.1, estava a pensar concorrer primeiro para outras escolas de outros QZP's e só depois para as do meu QZP. Podemos fazê-lo? Enfim só dúvidas...
    Grata por algum esclarecimento...
    Obrigada!
    Sílvia Santos

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde.
    Sou QE a 120 Km de casa e a minha escola não tem horário para mim. Existe, no entanto a perspectiva de na escola haver horário para mim antes do 13 de Agosto. Mas, eu também quero mudar para outra escola mais perto. Assim, devo concorrer na 1ª e na 2ª prioridade certo? Dessa forma, mesmo que a escola em Agosto tenha horas para mim, não serei repescada e continuo em concurso na 2ª prioridade? Será assim?
    Obrigada desde já pela ajuda.

    ResponderEliminar
  23. Começei a preencher hoje a minha candidatura a mobilidade mas só me aparecem os itens até Graduação ( a verificar), não me aparece a opção de manifestação de preferências??? Será normal, aparecerá apenas depois de eu preencher tudo da graduação...?

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde.
    Sou QA e fui notificada que teria que concorrer por ter sido identificada na situação de inexistência de componente letiva. No entanto, hoje ao tentar concorrer, no ponto 4.1. "docente de carreira a quem não é possível atribuir pelo menos 6 h de componente letiva" surge automaticamente não, e a aplicação não me permite alterar para sim, o que impossibilita de indicar a situação "horário zero" e consequentemente de concorrer na 1ª prioridade. Tentei contatar o CAT e apesar de estar mais de duas horas à espera não consegui ser atendida. Também já enviei mail para a DGAE. Aguardo respota.
    Será que é problema da plataforma?
    Aconteceu o mesmo a mais alguém?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  25. Obrigada à Carla e à Gotinha (parabéns pelo blog que já sigo há muito tempo :))

    ResponderEliminar
  26. boa tarde,
    já procurei em todo o lado e não encontro referência à obrigatoridade de os candidatos a DAR não poderem concorrer ao seu concelho de vinculação. Já mais alguém reparou nisto?

    ResponderEliminar
  27. Tanto “Umbigo Grande”… tantos e tantas a “ver se se orientam”…
    Afinal, fizeram algo para não ter também chegado a vossa hora?...
    Bem, vejamos uma lista de perguntas às quais devem responder sinceramente, podem responder com sinceridade pois ficam só nas vossas consciências… pois bem aqui vão elas:
    - Informaram os vossos alunos, nos últimos 16 anos, desde a ”maravilhosa” Autonomia das Escolas” de que se pretendia destruir o Sistema de Ensino Público descrebilizando-o?
    - Informaram do mesmo os Encarregados de Educação e explicaram-lhes que a Escola deve ser exigente e ter condições?
    - Sabiam que ao votarem nos partidos do sistema neo-liberal (PSD-PS-CDS), não dando hipótese a outro tipo de governação, estavam a colaborar na destruição do Ensino Público em particular e de Portugal em geral?
    - Algumas vezes pensaram que a moeda de troca de não efectivar os colegas contratados, em troca da criação de mais e mais novos um escalões remuneratórios, não seria mais do que “uma cenoura à frente do…”?
    - Alguma vez pensaram que chegaria um dia em que o sistema neo-liberal vos pagaria com a sua moeda habitual, a da injustiça?
    - Sabiam que no próximo Ano Lectivo de 2012/2013 seriam criadas condições para serem despedidos 40% dos Professores dos Quadro e 90% dos Professores eternamente contratados?
    - Sabiam que no Ano Lectivo de 2013/2014 serão despedidos 70% Professores dos Quadro, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013, bem como 95% dos Professores eternamente contratados, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013?
    - Sabiam que na realidade só se pretende que hajam 10 professores nos Quadros de cada Giga-Agrupamento de Escolas, para chefiarem os Departamentos, sendo que as próprias Direcções das Escolas será efectuada por “colarinhos brancos” que não tenham qualquer formação no Ensino, sendo posteriormente os Professores contratados por empresas paralelas, de lavagem de dinheiro, a 2 ou 3 Euros à Hora Lectiva?
    - Se fosse hoje não olhariam só para o vosso umbigo?...

    ResponderEliminar
  28. Rogério Quelhas,

    Também sou QZP com horário zero...No quadro 7 pode colocar outras escolas para além das do seu QZP!Aliás, pode colocar para qualquer escola que queira, desde que concorra também a algumas do seu QZP.

    Boa sorte, bem precisamos:-(

    ResponderEliminar
  29. Boa Noite,

    Estou na mesma situação da anónima do post "Julho 16, 2012 7:55 PM". Fui notificado que iria ser introduzido na plataforma por inexistência de componente letiva. Entretanto, o campo 4.1 da candidatura encontra-se a "não". Contactei a direção da escola, e ao que parece, ocorreu um erro que impossibilitou a minha indicação na plataforma. E agora?

    Mais stress!


    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  30. Olá. Tenho duas dúvidas e pode ser que alguém saiba esclarecer-me. Sou professor de qzp de bragança, e sei que tenho de concorrer a esse qzp, embora vá a MI, estando nos últimos 3 anos a leccionar em viana do castelo. As minhas dúvidas são: só posso concorrer a escolas, fora do meu qzp, de um só qzp? Não poso fazer isso para 2 qzp, para além daquele em que estou "preso"? A outra dúvida é o seguinte: ao manisfestar preferências, tenho de fazê-lo em 1º lugar para o meu qzp, ou posso trocar a ordem, isto é, manifestar primeiro para outro qzp, que não o meu de raiz? Agradeço desde já se alguém conseguir esclarecer estas dúvidas. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  31. Só me falta preencher um campo 4.1.1 situação.

    Já coloquei mais acima esta dúvida: "Sou Quadro de Escola Não Agrupada e este é o primeiro ano que estou em mobilidade por ter menos de 6 horas.

    As opções no campo (4.1.1 situação) são: horário zero, Mobilidade 2011/2012, colocação admnistrativa, colocado ao abrigo de..., outras situações.
    Estou em dúvida qual será a minha situação."

    E também coloquei no ECONCURSO na pergunta diária a que temos direito. Hoje foi verificar se já tinha resposta e DESAPARECEU O ECONCONCURSO!!! Realmente... como não sabem responder nao querem ser inquiridos............

    ResponderEliminar
  32. Escolas do concelho de vinculação =Escola de destacamento de DAR()colocação???????? OU Escolas do concelho de vinculação =Escola de provimento??????????

    ResponderEliminar