domingo, 28 de agosto de 2011

Começa a discussão dos critérios "manhosos" na comunicação social


Comentário: O artigo completo apenas se encontra disponível na versão "paga"... Ainda na sexta-feira (aqui) referi a importância da polémica dos critérios "manhosos" começar a ser discutida e divulgada. Parece-me que temos aqui um bom princípio de discussão. Dificilmente conseguirei comprar o Diário de Notícias, no entanto, se o conseguir fazer coloco aqui a versão integral da notícia.

Actualização: Para acederem à versão integral do artigo cliquem aqui (blogue do Arlindo).

12 comentários:

  1. Excelente iniciativa Ricardo! Em democracia, a igualdade (deoportunidades) é umdireito que nos assiste. Pelo que pode ser que algumas escolas tenham o mínimo de vergonha e comecem a tornar este processo mais justo. Para a questão de que tanto sefal - "são escolas complicadas... os professores estão sempre a saltar..." - partilho com os colegas que este ano estive colocada numa escola NÃO TEIP e no caso de uma disciplina assistiu-se a "corropio" de 4 professores pelas turmas durante pouco mais de 3 meses... Se é a instabilidade do corpo docente que preocupa as TEIP, peço desculpa, mas ela pode existir em qualquer escola. Para as poucas escolas que estão a publicar OE sem "lugar feito à medida de sabe-se lá quem", bem-hajam!

    ResponderEliminar
  2. Já está lá em casa a notícia do DN.

    ResponderEliminar
  3. Espero bem que esta divulgação tenha algum tipo de consequências. Da minha parte, irei continuar a divulgar critérios "manhosos" utilizados nas ofertas de escola.

    Tenho colocado 2 ofertas por dia para que estejam sempre presentes no blogue, qualquer que seja o dia de acesso ao mesmo.

    Vamos ver o que acontece nas próximas semanas...

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, caro colega! A sua iniciativa irá, certamente, produzir alguns efeitos, quanto mais não seja para que as escolinhas tenham cuidado com os "fantásticos" critérios que aplicam. O meu bem-haja aqui das Beiras.

    ResponderEliminar
  5. Para Ana Guedes: A minha esperança não reside numa mudança ao nível de escola / agrupamento. Muitas direcções julgam que estão a fazer aquilo que é melhor para o funcionamento das escolas. O que seria importante é que este "escândalo" chegasse ao Nuno Crato. Isso sim seria uma vitória!

    Saudações transmontanas de um beirão de nascimento.

    ResponderEliminar
  6. E que tal deixar estas escolas renovarem contratos, como fazem as outras. Estava a polémica resolvida.

    ResponderEliminar
  7. Faltou o ponto de interrogação na primeira frase.

    ResponderEliminar
  8. No ano passado concorri a uma escola TEIP (onde já tinha estado) e fui escandalosamente ultrapassada por um colega que tinha mais um dia de serviço que eu naquele agrupamento, apesar da minha graduação ser de 20 e a dele de 16,5. Fantástico!!!

    De que me serviu correr o país lés a lés, pagar duas rendas de casa, gastar fortunas em portagens e gasóleo, mudar todos os anos a escola do meu filho?
    É triste!

    ResponderEliminar
  9. Pois, é triste, mas o futuro aguarda-nos cada vez mais destas tristezas, em virtude da cada vez maior autonomia dada aos diretores e afins. O que se espera é a cunha, o compadrio, a cor política... A competência, a graduação, a experiência pouco importam. Aos diretores importa é não levantar ondas, dizer a tudo que sim, correr atrás e engraxar bem os sapatos. Esses sim são os critérios que cada vez mais servem os interesses de quem está interessado.

    ResponderEliminar
  10. Ricardo, e acha que não chegam os ecos destes assuntos a NC? Chegam! Quase que tenho a certeza! Tal como os acólitos dos anteriores ministérios vasculhavam os blogues de professores de fio a pavio, estes tb o farão, certamente! Além disso, a comunicação social já deu algum relevo a este escândalo! Agora resta é ver o que o sr. ministro fará com as informações que lhe vão chegando. Não tenho mt esperança que as coisas mudem assim tanto! Enfim...
    Abraço!

    ResponderEliminar
  11. É impressão minha ou o período de tempo que temos para nos candidatarmos a uma Oferta de Escola diminiu esta semana? Exemplo: uma oferta publicada hoje, dia 29, termina dia 1 de setembro. Não era suposto serem 5 dias úteis?

    ResponderEliminar