segunda-feira, 7 de julho de 2008

Alguns esclarecimentos ao funcionamento deste blogue.

Neste post vou tentar responder à questão que alguns colegas já colocaram aqui no blogue (e que também já recebi por algumas vezes no meu email): Qual a melhor forma de verem uma dúvida esclarecida pelo autor deste blogue?

Como já havia referido, nem sempre percorro a "caixa de conversa" aqui do blogue. Por regra, apenas leio o que me aparece quando entro no "ProfsLusos", e como tal, ficam por responder questões que me são dirigidas. Se repararem a caixa tem um limite de comentários visíveis, e a partir de um determinado número vão para "arquivo". Como tal, utilizando este recurso, acabo por esclarecer a mesma dúvida inúmeras vezes, o que por vezes se torna cansativo. A "caixa de conversa" é um bom recurso para o esclarecimento de dúvidas de resposta rápida e de troca de ideias entre os vários visitantes do blogue. Mas quando a dúvida envolve uma resposta mais complexa, é um péssimo meio de comunicação.

Relativamente ao endereço de email que forneço, fica aqui um pequeno esclarecimento: Recebo semanalmente inúmeros emails, muitos dos quais, com as mesmas dúvidas. Só para terem uma ideia, ainda estou a tentar responder aos emails de Maio. Não será a melhor forma de obterem rapidamente um esclarecimento. Será sim um bom recurso para esclarecerem alguma dúvida ou colocarem algum desabafo que não queiram ver publicitado num espaço público (como este blogue).

A melhor forma de verem dúvidas esclarecidas, será mesmo, fazendo um comentário a um qualquer post que eu coloque aqui (de preferência, relacionado com o tema do post). E porquê? Primeiro, porque os últimos comentários que são feitos, aparecem na barra lateral direita do blogue e são facilmente (e rapidamente) identificáveis. Segundo, porque ao colocar uma resposta ao vosso comentário todos os outros colegas poderão ler a resposta em qualquer altura (não desaparece com o tempo), e como tal, existem menos probabilidades de a colocarem na "caixa de dúvidas". Terceiro (e este é o motivo mais relevante) , existe no blogue uma aplicação "Pesquisas" (barra lateral direita), em que se vocês digitarem um tema, e seleccionarem a pesquisa em "profslusos.blogspot.com", obterão tudo aquilo que já aqui foi escrito sobre esse tema (desde 23 de Outubro de 2006), incluindo as minhas respostas (e de outros colegas) aos vossos comentários.

Para colocarem comentários (e em resposta à questão colocada pela colega Cristina Teixeira), basta clicarem em "comentários" no fim de cada post. Coloquei aqui um print screen de um post, e um círculo à volta do sítio onde devem clicar.


Quero expressar o meu agradecimento aos colegas que diariamente esclarecem dúvidas, na "caixa de conversa". Não tenho qualquer dúvida em afirmar que sem eles, este blogue seria bem mais pobre e desinteressante. Mesmo sem o saberem, acabam por ser membros e dinamizadores especiais deste espaço. A vossa vontade de ajudar, é para mim um estímulo... Obrigado!

1 comentário:

  1. Na minha escola não existe nenhum documento afixado a informar os professores que já é possível requerer o pagamento das aulas de substituição. Existem no entanto montes de documentos afixados sobre a avaliação de professores.

    Esta informação só se obtém através de alguns colegas mais informados, nem o Conselho Executivo sabe quais são as datas em que se pode requerer nem quer saber, como disse uma colega do executivo, ela representa a Administração Central.

    Fiquei a saber que apesar da maioria dos professores da escola terem votado na lista que actualmente representa os professores da escola, estes membros deixaram de se sentirem professores para passarem a ser representantes da Administração Central. Isto é, somos aliciados a votar numa lista que nos deve representar e de repente esta lista diz que representa a Administração Central.
    É difícil de perceber.

    ResponderEliminar