terça-feira, 19 de junho de 2007

Associação de Professores de Português diz que prova do 9º ano descurou obras literárias obrigatórias.

No Público (Última Hora) de 19/06/2007: "A Associação de Professores de Português (APP) criticou o exame nacional do 9º ano da disciplina realizado hoje, considerando que a prova não abordou nenhuma das obras literárias obrigatórias no final do 3º ciclo.

Perto de 107 mil alunos do 9º ano realizaram hoje o exame de Língua Portuguesa, uma prova que não testou os seus conhecimentos relativamente a "Os Lusíadas", de Luís Camões, e à obra de Gil Vicente, que ocuparam grande parte das suas aulas durante este ano lectivo. "Os professores gastam muito tempo a dar 'Os Lusíadas' e Gil Vicente, que depois não saíram no exame. Devia ter aparecido pelo menos uma pergunta sobre uma das duas obras literárias", defendeu Paulo Feytor Pinto, presidente da APP.
(...)
Ainda assim, a APP considera que a prova do 9º ano "é melhor" do que o exame nacional do secundário, realizado ontem, que mereceu críticas duras por parte dos professores, por não avaliar a maior parte dos objectivos do programa e descurar, em particular, os conhecimentos de gramática. "No exame do 9º ano, a gramática não foi deixada de fora. Nessa perspectiva, é sem dúvida melhor [do que a prova do 12º]", considerou o presidente da associação.

A par da prova de Matemática, que se realiza depois de amanhã, o exame nacional de Língua Portuguesa do 9º ano é obrigatório para a conclusão do ensino básico, sendo as pautas afixadas a 11 de Julho. Os dois exames valem 30 por cento da classificação final das duas disciplinas, sendo cotados numa escala de zero a 100, depois convertida em notas de um a cinco."

Ver Artigo Completo (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário